Dia do Consumidor: novo comportamento exige evolução no atendimento
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Denise de Almeida
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Com a pandemia, consumidores passaram a pesquisar mais e definir os produtos antes pela Internet para agilizar as compras nas lojas
Julio Bastos, head comercial da agência de marketing promocional C2C - Close to Consumer
Neste ano, o Dia do Consumidor (15 de março) também será lembrado pela mudança verificada no comportamento da população na hora da compra diante dos desafios do "Novo Normal". Com o isolamento social e a necessidade de fugir das aglomerações, os consumidores estão pesquisando mais na Internet antes de ir às compras, para economizar o tempo e dinheiro.
"Hoje, os consumidores brasileiros, mesmo imediatistas, pesquisam primeiro, tomam decisão e já chegam com a lista de compra pronta no ponto de venda, buscam objetividade e rapidez", afirma Julio Bastos, head comercial da agência de marketing promocional C2C - Close to Consumer. "Por questões de saúde, ele não quer mais ficar passeando nos corredores de supermercados ou no ambiente com muitas pessoas por muito tempo experimentando e escolhendo produtos".
Para o executivo, é preciso que o varejo evolua para atender esses consumidores mais conscientes que não têm hábito de utilizar o e-commerce por uma série de complicadores, como prazo e taxa de entrega, mas começam a jornada de compra no online e terminam na loja física, o chamado "fígital".
Por isso, os lojistas devem focar em quatro pontos estratégicos para proporcionar mais facilidade e recepção diferenciada aos consumidores:
- Melhorar a exposição no ponto de venda para que o consumidor possa encontrar fácil e rapidamente os produtos nas gôndolas, principalmente os mais essenciais, sem ter que percorrer toda loja.
- Criar ações para encantar o consumidor oferecendo produtos que deseja e serviço que faça ele se sentir bem atendido e de forma ágil e segura.
- Contar com colaborador treinado no ponto de venda para esclarecer dúvidas e eliminar objeções do consumidor sobre produtos que pesquisou na Internet.
- Oferecer oportunidades para que o shopper possa ter boa experiência de compra, com promoções de produtos de sua preferência e facilidades.
Muitos estabelecimentos já começam a enxergar saídas para que o seu cliente seja atendido como ele quer, da forma que quer e com a linguagem que quer ouvir, observa Bastos. "Vemos serviços de delivery que levam ao consumidor que evita sair de casa aquele vinho que ele gosta de beber, itens sazonais que não podem faltar nas datas especiais como ovo de Páscoa e até refeição de restaurante. Pois as restrições de circulação estão aumentando, mas o consumidor não vai deixar de comprar", conclui.
Sobre Gi Group
Gi Group é um dos líderes globais em soluções dedicadas ao desenvolvimento do mercado de trabalho com forte destaque nas atividades de Recrutamento e Seleção, Administração de Temporários, projetos de Terceirização (Outsourcing), Marketing Promocional, Treinamento e Consultoria Empresarial em Desenvolvimento Organizacional e Programa de Estágios.
No início de 2007, o Gi Group começou o seu programa de internacionalização que levou o grupo a estar hoje presente em mais de 50 países na Europa, América e Ásia. A companhia também é membro corporativo global da WEC, a Confederação Internacional das Agências de Emprego, que reúne seis outras multinacionais do setor. O grupo tem faturamento 2,5 bilhões de euros, e atende mais de 20.000 empresas através de 600 filiais em todo mundo e mais de 3000 funcionários diretos. No Brasil desde 2008, está presente em São Paulo (capital, Campinas e São José dos Campos), no Rio de Janeiro (na capital e em Resende), Manaus/AM, Salvador/BA, Fortaleza/CE, Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Goiânia/GO, Recife/PE, Belém/PA, Parauapebas/PA, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS e Joinville/SC.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>