Logo
Imprimir esta página

Independência financeira e empreendedorismo podem salvar mulheres da violência patrimonial

A Lei 13.104 de 2015 tipificou o feminicídio no Código Penal Brasileiro, sendo um dos passos mais importantes para o combate à violência contra as mulheres. Mas o debate não para por aí. A violência contra a mulher tem várias facetas, sendo uma delas a violência patrimonial.

Trata-se de quando o dinheiro é utilizado para se ter controle sobre a mulher. Pode ser exercida confiscando o salário da mulher, impedindo-a de ter sua independência financeira, interferindo em seu negócio, troca de senhas de cartões e, também, pelo não pagamento de pensão alimentícia.

Uma das fontes sugeridas para comentar este e assuntos correlatos é a empresária e investidora Flávia Mello (perfil completo abaixo), mentora de empresas fundadas por mulheres que estejam desenvolvendo soluções para o público feminino.

A liberdade financeira é uma ferramenta essencial para enfrentar a violência patrimonial. Justamente por esse tipo de submissão da vítima pelo agressor, essa é uma das violências que menos causa denúncias. "No atual cenário de pandemia, muitas mulheres perderam o emprego e são obrigadas a ficar dentro de casa com seus agressores. Esse ciclo pode ter fim com a independência financeira, fazendo com que elas consigam se libertar de relacionamentos abusivos e se tornem bem-sucedidas no empreendedorismo. Autonomia, renda e liberdade são os desejos dessas mulheres", explica Mello.

Outra fonte sugerida é a promotora Bianca Stella (perfil completo abaixo), Promotora de Justiça em Recife, coordenadora do núcleo de apoio à mulher do MPPE e associada do MPD.

Bianca Stella

Promotora de Justiça do Ministério Público em Pernambuco com atuação em Direitos Humanos e coordenadora do Núcleo de Apoio A Mulher do Ministério Público em Recife.

Flávia Mello

Com mais de 10 anos de experiência nas áreas de vendas e publicidade, trabalhou em empresas como Uber e Facebook, além de grandes agências de digital. É investidora e mentora de empresas fundadas por mulheres que estejam desenvolvendo soluções para o público feminino. Entre elas, SafeSpace, Oya, Todas, HerMoney e The Feminist Tea. Apresentou por um ano o podcast Familia Feminista, disponível nas principais plataformas de streaming. É formada em comunicação social com ênfase em publicidade pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-Rio) e cursou Pós em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ).

Em caso de dúvida ou se quiser se aprofundar no assunto, é só entrar em contato conosco que fazemos o contato com a porta-voz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto