Vamos jogar no trabalho? Aplique gamification no seu time
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Estela Silva
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O conceito de gamificação diz respeito ao uso de mecânicas de jogos e pensamentos orientados a games para enriquecer contextos diversos, normalmente não relacionados aos jogos, aplicado em diversas frentes, incluindo negócios, marketing e motivação da equipe ou de consumidores. O objetivo é estimular a competição, parte da natureza humana que motiva as pessoas, por meio do desejo de superar, seja os outros ou você mesmo, em algum aspecto para alcançar um objetivo.
O processo de gamificação aplicado junto aos colaboradores ajuda a criar uma maneira simples dos funcionários verem seu próprio progresso e construírem engajamento contínuo. Essa técnica invadiu os ambientes corporativos e transformou metas e tarefas do cotidiano em atividades lúdicas e atraentes, proporcionando resultados de negócios. Integra ainda, as metodologias ágeis inovadoras e que aos poucos passam a ser aplicadas nas organizações.
Segundo o TalentLMS (2010), um reconhecido instituto de consultoria educacional, em uma sondagem que questionou a efetividade da estratégia de gamificação no trabalho com 900 participantes, 90% dos entrevistados disseram que a iniciativa oferece mais produtividade e satisfação no trabalho.
Essa estratégia auxilia também a transpor desafios que todas as empresas enfrentam, como o engajamento do time, promoção de transparência e aumento de produtividade. Além disso, ainda confere aos funcionários autonomia e estimula o compartilhamento das boas práticas entre os membros da equipe.
Gamificação na TOPdesk
Na TOPdesk foi implementado o conceito de gamificação no ano passado, junto ao time de atendimento para incentivar o trabalho de service desk. Diante da adoção de uma política de valorização ao colaborador, a empresa atingiu altos níveis de satisfação, acima de 86% em 2020 e de 75% em 2019, quando o projeto começou a ser implementado, sendo que internamente o Brasil lidera o ranking de User Experience, ou o famoso UX.
Foram criados avatares para os “TOPheroes”, que são os funcionários da empresa, com base nas habilidades, forças e pontos a serem melhorados de cada colaborador. Então, foram traçadas metas como processamento, controle de SLA ou nível do serviço prestado, feedback do cliente, entre outras métricas para serem alcançadas, que em muitos casos foram superadas ao final de 2020.
As recompensas para os “TOPheroes” que atingiram os objetivos foram vouchers para alimentação e experiências, como noite de competição de games entre a equipe ou noite da pizza, entre outras.
Como toda e qualquer estratégia é preciso traçar objetivos claros para dar início ao projeto. Além disso, é essencial conhecer bem o perfil dos seus colaboradores, gostos, necessidades, forças e pontos a serem melhorados. Com essas informações em mãos basta procurar referências de jogos e temáticas para construir um processo que incentive todo o time. Tenha ainda atenção máxima com a maneira que pretende comunicar essa iniciativa, é preciso que as regras sejam claras e de fácil acesso a todos os participantes. Vale a pena tentar!
Sobre a TOPdesk
Desde 2013, a TOPdesk desenvolve soluções de Service Desk e Enterprise Service Management (ESM) que promovem melhorias na gestão de serviços e cria um ambiente em que os colaboradores possam prosperar. Tudo é feito com soluções amigáveis, fáceis de integrar e que incentivam o trabalho em conjunto, aliada a uma equipe altamente engajada que busca aprender, compartilhar o conhecimento e formar parcerias.
São mais de 800 colaboradores espalhados por 15 escritórios em 11 países, auxiliando uma comunidade de mais de 5.000 organizações no mundo a oferecer melhores serviços. Operando no Brasil desde 2005, a TOPdesk conta com um time de mais de 50 colaboradores locais e mais de 200 clientes.
A TOPdesk foi nomeada com o Gartner Peers Insights Customers’ Choice, alcançou um forte desempenho pela Forrester e recebeu o selo de software com a classificação Top Rated em ITSM, da TrustRadius.
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