Ferramentas de marketing digital impulsionam receitas de grandes empresas no comércio eletrônico
Aproveitando datas sazonais, como a Black Friday, marcas de diversos segmentos registraram crescimento exponencial nas vendas via e-commerce
Mantendo um ritmo de crescimento positivo nos últimos anos, as vendas via e-commerce tiveram um impulso ainda maior durante a pandemia. O crescimento no acumulado do ano até novembro foi de 122%, no comparativo com o mesmo período de 2019. Os dados são da Câmara Brasileira da Economia Digital e da Neotrust. “A trilha de crescimento das compras online continua evoluindo e garantindo seu espaço de destaque no varejo”, afirma Douglas Dantas, head de Marketing na GhFly, empresa de marketing digital com foco em performance.
De acordo o executivo, uma das principais datas a reforçar o importante papel do e-commerce em 2020 foi a Black Friday. Somente nos dias 26 e 27 de novembro, as vendas totais no comércio eletrônico ultrapassaram os R$ 4,02 bilhões, o que significa uma alta de 25% em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Ebit|Nielsen. Ainda foram 6 milhões de pedidos gerados, o que representa 15,5% a mais do que em 2019, com ticket médio de R $652.
Alavanca para as vendas
O cenário animador fez com que grandes empresas aproveitassem a Black Friday para reforçar o faturamento do ano. Para isso, apostaram no marketing digital, com estratégias para conquistar novos clientes e aumentar a conversão em vendas. Especializada em marketing de performance, a GhFly ajudou diversas varejistas a multiplicar seus resultados no período.
A Ferracini, tradicional empresa que atua no mercado de calçados e acessórios masculinos no Brasil, teve um incremento de 242% na receita no mês de novembro. "Conseguimos bater nossa meta e registramos um recorde histórico de receita gerada pelo e-commerce", conta Tiago Lellis, gestor de E-commerce na Ferracini.
A B.blend Brastemp, primeira solução de plataforma de bebidas em cápsulas all.in.one do mundo, é mais uma organização que soube utilizar as soluções e estratégias de marketing digital da GhFly para alavancar o comércio eletrônico. Em 2020, a companhia teve um crescimento de 87% na venda de máquinas e de 54% na de cápsulas. Apenas contando a Black Friday, a alta geral, em relação ao mesmo período de 2019, foi de 82%.
“A capacidade e empenho do time se traduz no resultado e no crescimento constante que temos tido. A Black Friday só coroou este nosso momento de alta performance”, diz Mardonio Lopes Farias, gerente de Vendas, Digital e CRM na B.blend Brastemp.
Comércio eletrônico seguirá tendência de alta neste ano de 2021
Mesmo com a chegada da vacina, a projeção é de que o comércio eletrônico siga em alta. As vendas do e-commerce brasileiro em 2021 devem crescer 26%, atingindo um faturamento de R$ 110 bilhões, apontam dados da Ebit|Nielsen. A pesquisa realizada no quarto trimestre de 2020 indicou, ainda, que 95% dos respondentes pretendem continuar comprando via internet.
Para Douglas Dantas, da GhFly, o movimento das compras online não é passageiro, mas sim uma tendência que se acentuou com a pandemia e deve continuar em uma crescente em um futuro próximo. “Para aquelas organizações que ainda não entenderam esse mercado ou não apostaram nele, essa é a hora. Empresas de marketing digital e de performance podem ser boas aliadas para construir as melhores estratégias para captação e fidelização de clientes. Conhecendo seu público, fica muito mais fácil transformar dados e planilhas em ações pertinentes e assertivas para aumentar os resultados”, conclui o executivo.
Sobre a GhFly
Líder em performance, a GhFly é uma das principais empresas de marketing digital da América Latina. Fundada em 2010, a empresa possui expertise em gerar crescimento de vendas e ampliar a presença digital dos clientes que fazem parte de seu respectivo portfólio. O time da GhFly é composto por uma equipe multidisciplinar que está em constante aprimoramento. Isso garante a qualidade nas entregas, da performance ao criativo. Com escritórios em Curitiba e São Paulo, a agência segue em expansão para outros países da América Latina, como Colômbia, Centro América e Chile.
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