Publicação indica caminhos para modernização das empresas em meio à pandemia
"Perspectives", compilado de estudos elaborados por grandes organizações de tecnologia e analisados por especialistas da ThoughtWorks, mostra o que é fundamental para a modernização das empresas durante período crítico da pandemia de Covid-19
O esforço de modernização digital e tecnológica das grandes, médias e pequenas empresas impulsionado pelos novos ambientes de negócios estabelecidos após o início da pandemia de Covid-19 não deve passar apenas pelos grandes aportes financeiros ou pelas profundas mudanças infraestruturais. Saber por onde começar, o que substituir, como investir, além de conhecer os impactos e entender como medir resultados são alguns passos igualmente fundamentais, que também asseguram o desenvolvimento real dos negócios aos modelos de gestão, produção e atendimento mais atualizados. Tornar essa modernização empresarial realidade, e em um cenário adverso, é o tema da 14a edição da publicação Perspectives, editada e divulgada pela ThoughtWorks, consultoria global de software.
"As empresas que haviam investido na modernização de seus negócios antes da pandemia conseguiram se adaptar muito mais rapidamente a essas mudanças", observa Renan Martins, Head de Tecnologia da ThoughtWorks Brasil. "Nesta edição da Perspectives, mostramos que um processo de modernização só é bem sucedido quando o negócio como um todo se torna capaz de se antecipar e responder rapidamente. E isso exige mudanças não apenas na tecnologia, como também nos processos, no desenho organizacional e na cultura."
A publicação sublinha que a urgência das empresas em remodelar projetos inteiros a partir de propostas conectadas com as tendências dos novos mercados, ou atualizar sistemas para interagir com outros consumidores, está em evidência maior desde o momento em que a pandemia da Covid-19 forçou as pessoas e os negócios a formatos de relacionamento pouco convencionais ou inéditos. As organizações vêm percebendo que as abordagens e métodos tradicionais de mudança não conseguem acompanhar a velocidade de transformação que tem sido exigida.
Somado a este fato, vale destacar que, mesmo fora do período de pandemia e com financiamento robusto, cerca de três quartos dos projetos de modernização nunca são concluídos (Pesquisa da Advanced, 2020) - muitas vezes por motivos que têm pouco a ver com a tecnologia em si. Os líderes empresariais, portanto, não apenas enfrentarão a modernização veloz, em 2021, como também precisarão vê-la chegar até o fim, positivamente.
Por isso, a ThoughtWorks, que tem em sua bagagem a experiência acumulada em mais de 25 anos de trajetória colaborando com a evolução tecnológica de empreendimentos complexos, apresentou no documento uma análise cuidadosa de dados relacionados à conjuntura de inovação nas organizações, considerando também o atual contexto de crise sanitária, experimentado em todo o mundo. As informações foram comentadas por especialistas da consultoria, que também se dedicaram a responder questões acerca do que pode impedir o desenvolvimento tecnológico e sobre o que deve ser considerado pelos gestores, antes, durante e após o processo de modernização iniciado, para garantir a efetividade.
Entre os temas explorados pelos profissionais na Perspectives estão: "A modernização empresarial não é uma tarefa fácil e nossos sistemas são complexos. Por onde começar?", "Modernizar significa substituir tudo?", "Não é possível se comprometer a seguir investindo na melhor e mais recente tecnologia. Como manter o ritmo?" e "Como posso avaliar o sucesso da iniciativa - e quando parar?".
A pandemia e os investimento em modernização
Ao enfatizar essa necessidade de as empresas estarem baseadas em uma infraestrutura de tecnologia mais flexível e resiliente, a pandemia efetivamente desmantelou o que costuma ser a maior barreira à modernização empresarial - a falta de financiamento. A COVID-19 provocou a abertura dos cofres. Pelas estimativas (Harvey Nash/KPMG), as empresas gastaram cerca de US﹩ 15 bilhões extras por semana durante a pandemia para apoiar o trabalho remoto. Segurança, experiência do cliente e nuvem são as principais áreas de foco de investimento.
Essas também são áreas que serão remodeladas nos próximos anos por tecnologias emergentes, como assistentes virtuais e computação de borda, de acordo com o novo relatório Looking Glass da ThoughtWorks , que divide as forças impulsionadas pela tecnologia das quais as empresas se beneficiarão - e enfrentarão - no futuro próximo. Esses passos precisarão ser acompanhados de abordagens, princípios e práticas subjacentes, como as discutidas a Perspectives para que os negócios tenham sucesso nas respectivas empreitadas.
Confira a Perspectives clicando aqui
Sobre a ThoughtWorks
Somos uma consultoria global de software e uma comunidade de indivíduos apaixonados por tecnologia, formada por mais de 8.000 pessoas, espalhadas por 48 escritórios em 17 países. Em nossos mais de 25 anos de história, ajudamos clientes a resolver problemas complexos de negócio, usando a tecnologia como diferencial. Quando a mudança é única constante, nós preparamos organizações para o imprevisível.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>