Arena de Ideias mostra a importância do storytelling para gestão de crise
Especialistas explicam que toda a crise tem uma história a ser contada e ela precisa estar centrada na verdade para se obter o controle da narrativa
A gestão de crise na era da hiperconectividade é ainda mais complexa e exige maior preparo dos líderes e porta-vozes. Neste contexto, a utilização do storytelling, que é a arte de contar histórias, torna-se um aliado fundamental no mundo corporativo. Este foi o tema dos debates de hoje no webinar Arena de Ideias, transmitido pela In Press Oficina, na manhã desta quinta-feira (4) e trouxe muitos aprendizados valiosos. A verdade deve ser o eixo central da toda estratégia de comunicação para a crise.
O cofundador da consultoria StoryTalks e pioneiro no uso da técnica na comunicação corporativa, Bruno Scartozzoni, explicou como o storytelling pode ter um impacto positivo durante uma crise. "Uma história bem contada tem o poder de prender a atenção do público e deixar claro a narrativa e o ponto de vista de uma empresa. O storytelling faz isso de uma forma que a comunicação tradicional não consegue, e acaba aproximando a empresa das pessoas".
"Na vida real, não existem pessoas totalmente más, como vilões de filmes, nem totalmente boas, como heróis. O storytelling nos dá a oportunidade de explorar essas nuances e fazer uma comunicação corporativa mais humana e mais próxima da realidade", destacou Scartozzoni.
Anfitriã do webinar, a sócia-direta da In Press Oficina, Patrícia Marins, afirmou que contar a história sob a ótica da pessoa significa
humanizar a narrativa. "Vimos isso acontecer na pandemia, com líderes contando histórias para crianças. Se a gente vai para a bibliografia de guerra a gente também vê grandes líderes contando histórias para administrar a crise. A narrativa tem que estar focada nas pessoas".
Responsável pela narrativa
Para o consultor em Gestão de Crises e autor do livro "Gestão de Crises e Comunicação", João Forni, momentos como este podem ser uma oportunidade para empresas e gestores contarem o seu lado da história. Segundo ele, o storytelling pode ser utilizado para dar o controle da narrativa para a empresa. "Toda crise tem uma história para ser contada. Ou você conta a sua, ou os outros vão contar por você", destacou.
Para o consultor, a gestão da imagem e da reputação de uma corporação depende de um fator principal. "Não podemos nos esquecer que no centro de toda a comunicação em momentos de crise está a verdade. É falando a verdade de forma humanizada e clara que podemos superar momentos difíceis", completou.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>