Logo
Imprimir esta página

Como fica o perfil do consumidor em uma perspectiva pós isolamento

Como fica o perfil do consumidor em uma perspectiva pós isolamento

Especialista da Tatix Full Commerce avalia o cenário atual e fala como as empresas podem atuar para aproveitar a onda positiva

Com a chegada da vacina já fica mais factível pensar em como será a era pós pandemia. Desde de março de 2020 quando os estados no Brasil decretaram lockdown, muitas coisas mudaram. Modelos de trabalho, relações pessoais, economia e hábitos de consumo. Segundo pesquisa realizada pela Social Miner, com mais de 2 mil brasileiros, o consumidor parece estar mais cauteloso e consciente. Entre as preocupações, aparece o desejo de continuar apoiando pequenos produtores e marcas locais, seja incentivado por um sentimento de empatia, seja pelo interesse pessoal num atendimento mais personalizado.

O estudo aponta também que 48% dos que responderam a pesquisa disseram que vão comprar muitas coisas que deixaram de comprar durante esse ano de pandemia, frente a 21% que discordam da afirmação. O restante não soube responder ou não quis opinar. Já 73% dos participantes apontaram que pretendem consumir de forma mais consciente, comprando somente o essencial. E uma das questões que quase todos os entrevistados concordaram foi em relação a promoções. Mais de 84% apontaram que esperam encontrar boas ofertas pós isolamento.

E um dos hábitos de consumo que cresceram na pandemia e que veio mesmo para ficar são as compras através do e-commerce, mesmo quando não houver mais a necessidade de isolamento. De acordo com a pesquisa, o consumidor agora familiarizado com novos canais demonstra intenção de transitar entre o on-line e off-line com frequência no futuro e aderir cada vez mais a e-commerces, canais de compra alternativos e experiências híbridas.

Os dados apontam que mais de 52% pretendem comprar no online e retirar na loja física. E apenas 18% discordam dessa afirmação. O mesmo percentual, de 52% afirmaram que pretendem utilizar mais e-commerce e ir menos à loja física, contra 16% que não concordam com a afirmação. O restante não opinou ou não soube responder.

"Esses dados mostram para indústrias e varejistas qual o caminho seguir. A vivência do consumidor pelo canal digital vai ter que ser muito atraente e quase que levando a proposta do físico para o virtual, para que o cliente tenha uma boa experiência de compra. Então para as marcas de roupa, por exemplo, tem que ter provadores virtuais, ter um site que reproduza o estilo da marca, promoções, excelência no serviço de logística para entrega, pós atendimento e tudo mais necessário para fidelizar esse consumidor," destaca Felipe Russi, diretor de marketing da Tatix Full Commerce, uma das maiores empresas de comércio eletrônico do país.

O executivo complementa que com a retomada da economia e o fim do isolamento social, as pessoas vão querer viajar mais, comprar mais e se proporcionar momentos de prazer relacionados ao agora.

"É natural que depois de um período onde tivemos de certa forma a nossa liberdade cerceada a gente queira viver mais o hoje e isso inclui se cuidar mais e consumir mais, mas claro que o padrão de exigência em onde colocar seu dinheiro também vai aumentar. Como mostrou a pesquisa, as pessoas vão gastar, mas de forma consciente. Empresas que apostam em boas experiências de compra, entendem o seu consumidor mais profundamente saem na frente", finaliza Felipe.

Já é possível notar que nesse longo período regrado, muitas atividades características do mundo físico como ir ao Supermercado, por exemplo, podem ser executadas com a conveniência do e-commerce. Isso porque o mercado se adaptou e o consumidor também.

"A experiência catalisada pela pandemia levou o consumidor a perceber que esse ambiente é bastante seguro hoje em dia, mas também promoveu uma evolução rápida nos players que passaram a ofertar muito mais produtos e com preços competitivos. Além disso, os fretes são atraentes em preço e prazo. Se pensarmos que um deslocamento de carro, por mais curto que seja, consumirá alguns litros de combustível e tempo, sem falar no seguro e desgaste do veículo, os fretes se tornam relativamente baratos. Esses são apenas alguns dos motivos para o e-commerce certamente se tornar um hábito pós isolamente", observa Felipe.

O executivo complementa que ele mesmo migrou 90% do consumo para o digital e para alguns itens via assinaturas, onde recebe em casa de forma recorrente, itens que sempre precisa comprar.

"O tempo será cada vez mais direcionado às experiências humanas, sociais. Viagens, família e amigos serão priorizados diante de atividades que hoje podem migrar para o Digital", finaliza Felipe.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto