4 passos para definir a sua persona nas redes sociais
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Juliana Oliveira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
No marketing digital, a persona representa o cliente ideal de determinada marca e serve, principalmente, para definir a estratégia de comunicação. Ou seja, pode ser o ponto de partida para uma empresa decidir qual será o seu design, estilo, quais canais deve estar e, também, quais influenciadores podem ser selecionados para a divulgação.
Se você já trabalha ou pretende trabalhar com as redes sociais, saiba que um influenciador digital se torna uma empresa, uma marca. Com isso, é essencial definir qual será a persona, pois, a partir disso, ficará mais fácil decidir quais empresas fazem sentido serem divulgadas nas suas redes sociais, quais conteúdos produzir e, principalmente, qual público deseja atingir e influenciar.
A criação da persona é um processo que demanda muito estudo e pesquisa. Não dá para simplesmente sair descrevendo alguém que você acha que representa o seu público e, ao mesmo tempo, não dá para cair na velha objeção de ‘eu já conheço os meus seguidores’, pois as nossas percepções podem nos enganar. Por isso, a Non Stop, maior agência de influenciadores digitais da América Latina, lista os quatro passos para te ajudar neste processo.
Colete os dados
Aproveite todos os dados que as redes sociais oferecem e estude o tipo de pessoa que você consegue atingir e influenciar. Coletar esses dados é importante para saber qual o tipo de conteúdo chama mais atenção nas suas redes sociais e, principalmente, para te ajudar a definir qual o público que mais se interessa pelo seu perfil.
Faça perguntas aos seguidores
Muito se fala sobre sempre fazer perguntas ao produzir um post, stories ou vídeo, por exemplo, pois elas costumam gerar engajamento. Porém, mais do que isso, as perguntas são importantes para que você entenda ainda mais sobre o seu público e colete informações adicionais, que talvez o algoritmo não consiga lhe trazer.
Estruture a persona
Após coletar os dados e informações e analisá-los com cuidado, chegou o momento de estruturar a sua persona. Imagine que você está criando realmente um ‘avatar’ de quem é o seu público e, por isso, precisa ser algo extremamente detalhado. Por exemplo, escolha o gênero, idade, crenças, hobbies, estilo de vida, hábitos de compra, mídias sociais que mais utiliza, entre outras informações. Quanto mais detalhada e criteriosa, mais perto você estará do seu público ideal.
Utilize a sua persona para alavancar seus resultados
Depois de tudo feito e definido, não esqueça de utilizar a sua persona para trabalhar nas redes sociais. Ela te ajudará em todos os momentos, desde a criação de conteúdo, forma de falar com o seu público, horário de publicação e marcas que você deve fechar parceria até qual rede social deve ter maior investimento do seu tempo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>