Fim de planos padronizados exige atenção redobrada do Corretor de Seguros
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por /cqcs/
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
A Susep publicará ainda esta semana a circular que, entre outros pontos, acaba como os planos padronizados, o que permitirá às seguradoras desenhar seus produtos conforme a necessidade dos clientes. Apesar de o objetivo declarado da autarquia ser incentivar a oferta de produtos mais diversificados e baratos, há razões para preocupação, principalmente por parte do corretor de seguros, que deverá analisar com atenção redobrada as cláusulas contratais, como alertou o consultor Sérgio Ricardo, em coluna publicada no Cqcs. “Sem os planos padronizados, que servem de base ao mercado, poderão ocorrer conflitos de consumo. Então, os corretores de seguros terão que conhecer em detalhes as condições gerais dos produtos que vier a comercializar, já que os planos padronizados não existirão mais”, frisou.
Já a Susep assegura que as novas regras – previstas para vigorar a partir de 1º de março, ou seja, em 14 dias – trarão muitos benefícios para os consumidores. De acordo com a coordenadora-geral de Regulação de Seguros Massificados, Pessoas e Previdência da autarquia, Mariana Arozo, o que se pretende é viabilizar maior diversificação de produtos. “Vamos eliminar as restrições existentes nas normas em vigor, de forma que haja ampliação de oferta de produtos que possam atender melhor aos interesses e necessidades dos consumidores”, explica.
Por sua vez, o diretor da autarquia, Rafael Scherre, destaca que a circular vai reduzir restrições, trazer mais liberdade, reduzir a carga regulatória e as burocracias desnecessárias. “Mais flexibilidade permite a estruturação de produtos diversificados e mais apropriados”, enfatiza Scherre.
CONSULTA. A Susep realizou consulta pública, encerrada em novembro, para coletar sugestões do mercado. Desde então, analisou as propostas apresentadas e finalizou o texto de circular, que será publicada até sexta-feira.
Além do fim dos planos padronizados, essa circular simplifica as regras e critérios para a operação de seguros compreensivos residenciais, empresariais e de condomínios, além dos seguros de lucros cessantes, riscos de engenharia e riscos diversos.
---------------------------------------------------------------------------------------
Segs.com.br valoriza o consumidor, o corretor, os corretores e as corretoras de seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>