Logo
Imprimir esta página

O poder da escolha do nome da loja - conheça histórias inspiradoras de grandes marcas

Sabia que o nome da gigante Amazon foi inspirado no brasileiro Rio Amazonas e que a Netshoes nasceu no comércio offline?

Uma das maiores dificuldades para quem quer começar a empreender é, sem dúvida, definir o nome da empresa, principalmente quando estamos falando de pequenos empreendedores que desejam ter um e-commerce.

Isso porque muita gente não tem noção do poder que um bom nome de loja exerce na hora de posicioná-la no mercado. A grande maioria acaba escolhendo um nome baseado somente nos seus gostos pessoais e esquece que ser estratégico é essencial para criar um vínculo forte com o seu público e transmitir os valores que a marca representa.

Pedro Rabelo, especialista em e-commerce e CEO do Bagy, plataforma que ajuda pequenos e médios varejistas a criarem sua própria loja virtual, mostra as histórias inspiradoras de como grandes marcas do varejo escolheram seus nomes e como isso impactou nos seus negócios. Confira:

Amazon

A gigante do e-commerce global foi registrada inicialmente com o nome "Cadabra", por se tratar de algo "mágico". Porém, logo o fundador Jeff Bezos percebeu que a palavra podia ser associada a "cadáver" em algumas línguas, e decidiu mudar sua marca. A referência principal foi o próprio Rio Amazonas, considerado o maior do mundo em extensão e fluxo de água - uma inspiração para o negócio que pretendia ser líder mundial em vendas online.

Submarino

É uma empresa pioneira do e-commerce brasileiro, criada em 1999, e hoje integrada à Americanas.com. Seu nome foi inspirado no oceano, pois era preciso expressar a imensa variedade de produtos oferecidos, tão vasta quanto a biodiversidade marinha. Assim, o submarino foi escolhido por ser um veículo veloz, seguro, eficiente, capaz de desbravar essa imensidão de produtos online, além de ser um nome de fácil memorização.

Netshoes

É um exemplo de marca autoexplicativa, que une o "net" (internet) ao "shoes" (calçados em inglês). O mais curioso é que a loja surgiu offline, em um pequeno estacionamento improvisado em São Paulo. Ainda bem que os fundadores resolveram fechar as lojas físicas e apostar tudo no e-commerce, criando uma das maiores lojas virtuais de artigos esportivos do Brasil

Dafiti

Tem uma das histórias mais inusitadas entre os nomes de lojas virtuais brasileiras. A líder do e-commerce de lifestyle teve sua marca inspirada no nome do seu primeiro estagiário, Daniel Fittipaldi. Basicamente, os fundadores pediram que todas as sugestões de nome fossem enviadas para o e-mail do rapaz e, como não gostaram de nenhuma, acabaram se baseando no endereço dele (algo como "danifiti"). O nome também remete ao "fit" de outfit e fitness.

Decolar

O verbo "decolar" é bem claro na associação com o ramo da empresa. Além disso, funciona bem tanto em português como em espanhol.

Petz

No universo dos animais de estimação é comum as pessoas se referirem a seus bichinhos pela expressão em inglês, "pets", daí os "pet shops". A Petz optou pelo "Z" como um diferencial e acabou se destacando.

Use Orgânico

Aqui temos um exemplo de nome de marca que englobou três variáveis interessantes: significado de uma ideia, palavra exata e verbo imperativo. A empresa vende cosméticos veganos, naturais e orgânicos e defende os ideais de uma vida mais saudável, sendo definido como "o destino online para o indivíduo consciente". A combinação do verbo "use" com o conceito tão difundido "orgânico", que é a palavra em voga para esse movimento de consumo natural, foi uma escolha acertada para alcançar seu público-alvo.

Sobre o Bagy
Fundado em 2017, pelos engenheiros mineiros Pedro Rabelo e Tiago Amaral, o Bagy é uma plataforma que permite aos pequenos e médios varejistas físicos digitalizar o negócio, por meio da criação do seu próprio e-commerce, de forma segura e prática, ou para aqueles que já atuam no mundo virtual, para que potencializem suas vendas. O objetivo da ferramenta é gerar vendas automáticas, sem a necessidade de ficar respondendo mensagens, otimizando o processo de compra dos consumidores. Em janeiro deste ano a empresa recebeu um investimento-anjo dos empreendedores e investidores Israel Salmen, CEO do Méliuz; Michel Ank, CEO do Bume e Amauri Pinto, presidente da ABStartups (Associação Brasileira de Startups).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto