O Que Você Precisa Saber Para Aumentar Suas Vendas
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Ludmila Baldoni
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Fátima Bana, CEO da Rent a Cmo, empresa de consultoria focada em Growth, dá dicas para os novos empreendedores.
O Brasil já ultrapassou a marca de 10 milhões de Microempreendedores Individuais (MEIs) e enquanto uns se preparam por anos para ingressar nesse mundo, outros, começam a sua jornada por pura necessidade. “Mas independente da maneira como eles começam, é importante ressaltar que dominar as estratégias online, tem se tornado crucial para fazer a empresa decolar, independente se você trabalha diretamente com a Internet ou se você faz comida caseira” – resume Fatima Bana, especialista em negócios digitais.
Segundo ela, o segredo do sucesso é viver estudando e aplicando em tempo real o que se aprende, uma vez que o universo digital é muito rápido e se o empreendedor demora para colocar em prática, acaba perdendo espaço. “Sempre digo que o cliente não sabe o que quer, até que ele seja impactado por algo. Muitas vezes ele pega o smartphone para pedir uma pizza e acaba comprando um pote de sorvete, isso acontece pela forma como os produtos são oferecidos e é essa dinâmica que todo empreendedor precisa dominar, independente do ramo que decidiu empreender” – enfatiza.
Para ajudar os novos e pequenos empreendedores nessa jornada, a especialista em negócios digitais vai mostrar caminhos interessantes para se conseguir sucesso. Para o indivíduo que está começando agora e quer ter visibilidade, o essencial é ter um diferencial, mostrar quais são os diferenciais do seu produto ou serviço. Também é preciso ir além do produto e a dica é: “utilize ferramentas que te ajude a mapear os assuntos do momento, o comportamento do cliente e o do seu concorrente. Saiba tudo o que acontece no seu universo e no mundo”.
Se possível, ofereça algo a mais, como brindes, cartões personalizados, frete grátis, desconto progressivo, cartão fidelidade, tudo isso para que o cliente se sinta parte do negócio. Muitas vezes o produto pode ser até mais barato em outro local, mas por conta de todos os outros fatores, o comprador acaba escolhendo continuar comprando da sua empresa.
Um grande erro que os novatos empreendedores cometem é ser extremamente direto o tempo todo, ou seja, falar somente do produto, esquecer de ser humano, de envolver o cliente. Os consumidores querem saber como é o processo de fabricação, conhecer os bastidores da empresa, detalhes, tudo isso faz com que eles se sintam mais próximas do que estão comprando, e torna-se um diferencial a longo prazo. “Um grande erro que vejo, que muitos empreendedores cometem é ser extremamente direto, falar somente do produto e esquecer de ouvir o cliente, de entender quem ele é, o que ele pensa, quais são as suas principais dúvidas e responder como o seu produto ou serviço pode ajudá-lo. É preciso vender, mas antes de tudo é preciso envolver”.
Outro ponto importante destacado pela especialista envolve a apresentação, seja da empresa (cores, fontes, distribuição de conteúdo online) e vai até a entrega. É importante ter cuidado com o envio dos produtos nas sacolas e embalagens, tudo isso conta muito. Não basta ter uma experiência interessante durante a compra e colocar tudo a perder na entrega. “E se receber alguma reclamação ou crítica, escute, mude e agradeça. E faça isso sempre com agilidade e educação” – finaliza.
Sobre Fatima Bana:
Com formação internacional na área de marketing pela University of Califórnia (UCLA/USA), MBA em aprendizagem cognitiva e neurociências, Fatima Bana é mestre em comportamento de consumo e soma mais de 15 anos de experiência em estratégias e inteligência de marketing digital e offline no varejo, travel, tecnologia e bens de consumo. Ela que já atuou como diretora executiva na Gafisa, Accenture, Tivit, foi Head de Marketing na LATAM e CMO da Buser, está a frente da Rent a CMO, empresa de consultoria focada em Growth.
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