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Estudo Aponta Tendências no Mercado de Seguros

Estudo Aponta Tendências no Mercado de Seguros

Pesquisa realizada pela TransUnion, empresa especializada em soluções que auxiliam na prospecção de novos clientes, cross selling e prevenção à fraude, entre outros, aponta quatro tendências do mercado norte-americano que podem auxiliar as empresas brasileiras de seguros a adotar novas estratégias digitais, visando, principalmente, ao novo consumidor pós-pandemia, levando em conta que a Covid-19 acelerou os esforços de digitalização no setor e vem desafiando as seguradoras a compreenderem melhor as necessidades de seus clientes.

A primeira tendência sinaliza que os desafios financeiros e econômicos trazidos pela pandemia continuarão a impactar os consumidores e as empresas, levando potencialmente a impactos de lucratividade para as seguradoras. “Os entrevistados estão principalmente preocupados em poder pagar sua conta de seguro de automóvel (44%), seguido pelo pagamento de seu carro (26%), pagamento de hipoteca (23%) e seguro de vida (22%)”, revela a TransUnion.

A análise observa ainda um aumento na distribuição de compradores de seguros de automóveis de maior risco. Fatores como o aumento do desemprego e impactos financeiros variáveis podem estar contribuindo para esta tendência, o que exigirá que as seguradoras sejam capazes de identificar quais clientes estão enfrentando as dificuldades para fortalecer o engajamento com os mesmos.

Ainda na carteira de automóveis, as seguradoras estão experimentando relativa estabilidade no desempenho de contratação de seguros a curto prazo, resultante de menos sinistros, que são reflexo de estradas menos congestionadas e menos quilômetros percorridos, entre outros fatores confluentes.

Outra tendência apurada foi que os consumidores e empresas esperam que as seguradoras tenham uma maior compreensão de suas necessidades individualizadas à luz dos comportamentos e preferências em mudança.

A pesquisa identifica que as necessidades de seguros evoluíram durante o último ano em resposta à pandemia, o que inclui uma redução significativa das milhas percorridas levando a menos sinistros, o aumento no trabalho remoto e dificuldades financeiras contínuas. “Os efeitos duradouros destes desafios terão um impacto de tamanho enorme na forma como as seguradoras devem se aproximar e interagir com os clientes em 2021 e além”, sugere o estudo.

A terceira tendência refere-se aos esforços de digitalização de seguros, continuarão a se fortalecer em 2021, ainda em resposta à pandemia, pois as seguradoras procuram atender melhor aos clientes e permanecer competitivas no mercado em evolução. “A adoção digital no setor de seguros cresceu 20% globalmente no último ano. Essa transformação está ocorrendo em todo o ciclo de vida das apólices de seguro, desde o marketing até à forma de reportar sinistros, passando pelo serviço digital de apólices”, informa o documento.

A pesquisa da TransUnion constata ainda que quase metade dos entrevistados (47%) comunicou um evento de sinistro de automóveis e/ou bens no último ano, e desses, quase quatro em cada 10 (39%) usaram um aplicativo móvel, um portal de website ou e-mail.

Além disso, os entrevistados preferiram se comunicar com um provedor de seguros principalmente via e-mail (32%) e chamadas telefônicas (32%), seguido por um aplicativo móvel da seguradora ou portal na Internet (18%).

Por fim, há tendência referente aos eventos climáticos extremos, que deverão provocar um aumento no número e na gravidade dos pedidos relacionados a desastres em 2021 e nos anos seguintes. “Os EUA também experimentaram um número recorde de catástrofes naturais no último ano”, destaca o estudo.

Nesse cenário, a pesquisa apurou que 21% dos entrevistados foram impactados por catástrofes naturais nos últimos 12 meses.

As tendências climáticas recentes, os sinais de mudança climática e a crescente exposição em áreas de alto risco sugerem que a indústria provavelmente continuará a ver este aumento da frequência e severidade dos sinistros relacionados a desastres naturais.


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