Logo
Imprimir esta página

Cartão de Visitas Humano: A Importância de Uma Boa Apresentação

Cartão de Visitas Humano: A Importância de Uma Boa Apresentação

Por Maeve Nóbrega, especialista em Marketing Médico.

A secretária é e sempre será a primeira impressão que o paciente terá do seu consultório ou clínica. E se é a primeira impressão que fica, é imprescindível mantê-la alinhada com a sua ideologia. Esse contato inicial produzirá efeitos na opinião dos outros que talvez você nem imagine. A agenda está vazia, os pacientes não retornam para as próximas consultas ou até mesmo entram acuados em seu consultório e você não entende por quê.

Mas vamos aos fatos, se a sua secretária costuma ser impaciente e impulsiva, automaticamente ela está transmitindo a imagem que a consulta seguirá o mesmo padrão, seela for ríspida ou objetiva demais, pode ser que o público encare a consulta como sendo impessoal e sem empatia. Por isso, é importante que a sua secretária transmita os seus valores, aos pacientes e fornecedores.

E ela só conseguirá fazer isso conhecendo os seus valores e princípios. Ela precisa ter uma relação profissional e próxima com a liderança, precisa ser instruída conforme as demandas do mercado e visões e valores da empresa de saúde.Treinamento é a palavra-chave para que essa relação seja sustentável e efetiva já que a maneira como a secretária trata o paciente pode: colocar a perder ou contribuir para a reputação positiva do consultório. Frases como “O Doutor chegou atrasado, não posso fazer nada”somada a atitudes procrastinadoras como deixar o telefone tocando enquanto faz algo menos importante no meio da recepção lotada, conversas paralelas, televisão com volume alto em programas que nada acrescentam, pode arruinar a visão que os pacientes têm daquele consultório.

É dever da secretária executar atividades administrativas, como agendamentos, cadastro de pacientes, recebimento de pagamentos, arquivamento de documentos, entre outras tarefas. E para isso, ela precisa ser atenciosa, pacífica e de confiança. Para encontrar essa profissional, o processo de seleção precisa ser criterioso, planejado e muito bem desempenhado. Afinal, ela deve proporcionar um atendimento diferenciado ao paciente e colaborar para que toda a experiência, desde o agendamento da consulta até o último minuto que ele permanece no consultório, seja excepcional.

Pensando nisso, separei cinco dicas que os médicos podem utilizar para checar o atendimento de sua secretária. E não esqueça de orientá-las, ser educado e sempre olhar nos olhos quando pedir algo, assim você também estará evidenciando os seus princípios, que com certeza, passarão a ser replicados na sua ausência.

1º Faça ligações ao consultório para verificar como ela atende a ligação, quanto tempo demora,se é cordial e solícita;

2º Pergunte aos seus pacientes ao entrarem na sala: “Como foi o atendimento na recepção?”E não tenho receio da resposta. Caso ela não o agrade, converse imediatamente com a equipe, e peça mudanças;

3º Faça um pequeno questionário de avaliação sobre o Atendimento, a Organização, Limpeza da Clínica, etc de maneira online, via link e dê como opção para o paciente responder.

4º Oriente, explique e reforce sempre os seus valores e como quer que as coisas aconteçam dentro da sua empresa;

5º Invista em treinamentos e esteja sempre presente. Afinal, não adianta exigir uma postura da equipe, se os líderes agem completamente diferente.

MAEVE NÓBREGA:Com experiência em Estratégias de Marketing, Publicidade e Comunicação Empresarial, Maeve Nobrega é graduada em Publicidade e Propaganda com Especialização em Marketing, MBA em Gestão Empresarial e Gestão de Projetos pela FGV. CEO e CMO da empresa Marketing e Valor, que orienta médicos, profissionais da saúde e empresas no posicionamento estratégico e aconselhamento de marketing, implantando estratégias para o desenvolvimento da reputação e conquista de clientes/pacientes potenciais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto