Logo
Imprimir esta página

Europ Assistance moderniza modelos de desenvolvimento, TI e inovação, viabilizando dezenas de entregas simultâneas em curto espaço de tempo

Paulo Marcelo, CEO da Solutis e Pedro Paulo Cunha, CIO da EABR Paulo Marcelo, CEO da Solutis e Pedro Paulo Cunha, CIO da EABR

Com o apoio da Solutis e equipe em trabalho remoto, empresa de serviços de assistência acelera em mais de 20% a estimativa de entrega de projetos

A francesa Europ Assistance é uma multinacional líder em soluções de serviços e assistências, presente em mais de 200 países que, no Brasil, atua nas áreas de automóveis, viagens, saúde, mercado residencial e concierge. Há algum tempo, a empresa iniciou uma jornada de transformação digital para oferecer melhor experiência ao usuário, aumentar a eficiência de seus negócios e ampliar os canais de atendimento ao cliente.

Até o segundo semestre de 2019, a Europ Assistance Brasil (EABR) manteve uma equipe interna dedicada ao desenvolvimento de soluções e sistemas de TI. No entanto, com o passar do tempo e o aumento da complexidade dos sistemas utilizados pela companhia, essa estratégia começou a diminuir a flexibilidade e a agilidade, impactando as ambições de diferenciação e de inovação da empresa.

"A TI precisava atender e suportar as estratégias de novos negócios da companhia e entregar inovação com mais rapidez. A área possuía pouca elasticidade para acomodar as demandas de desenvolvimento de sistemas", conta Pedro Paulo Cunha, CIO da EABR e da CEABS, outra empresa do grupo com atuação no Brasil.

A companhia iniciou um processo de busca de parceiros que pudessem não apenas ajudá-la a melhorar a capacidade de desenvolvimento, mas também entender o seu negócio de forma a trazer e agregar mais inteligência aos processos, gerando soluções ainda mais eficientes. No fim do ano passado, depois de um processo seletivo, a EABR fechou acordo com a Solutis, empresa brasileira especializada em projetos de aceleração digital.

Mudança cultural

Desde o início da parceria com a Solutis, cerca de oito meses atrás, a EABR sabia que enfrentaria um enorme desafio envolvendo uma quebra de paradigma. "A empresa, por cultura, sempre dependeu muito do trabalho presencial e da interação pessoal. Enquanto isso, na Solutis, as equipes estavam distribuídas pelo País", observa Pedro Paulo. Isso, por si só, levou a EABR a repensar o seu modelo. "Aí veio a pandemia e acelerou esse processo."

A EABR, que tinha uma cultura de home office e trabalho remoto, apenas para uma parcela muito pequena de seus colaboradores, em duas semanas conseguiu colocar os seus 1.400 colaboradores em casa. "Então nos deparamos com o desafio de dar continuidade aos projetos. Descobrimos como fazer isso - a Solutis teve uma contribuição importante - e nos adaptamos muito rapidamente para trazer a velocidade de entrega da TI mesmo em meio à pandemia", orgulha-se o CIO.

Entregas ágeis e contínuas

A parceria entre as duas empresas conseguiu melhorar a estimativa da entrega de projetos da EABR entre 20% e 30%. "Mas, mais importante, é a assertividade da entrega: estamos entregando com muito mais qualidade e dentro do prazo previsto", comenta Pedro Paulo, destacando que, atualmente, a empresa está conduzindo cerca de 30 projetos simultaneamente.

Paulo Marcelo, da Solutis, atribui a capacidade de entregas contínuas à adoção do conceito de DevOps e ao uso da metodologia ágil de desenvolvimento. "A assertividade na entrega tornou-se mais importante do que nunca. E o modelo de desenvolvimento ágil baseado em DevOps permite à TI rapidamente colocar projetos em produção, gerando valor em curto espaço de tempo e viabilizando as estratégias de negócio", detalha.

"A Solutis foi escolhida por ser uma empresa que possui inovação no seu DNA e trabalha com qualidade e agilidade. É o parceiro que estávamos buscando para ser uma extensão da TI da Europ Assistance", esclarece Pedro. Ele acrescenta que, com a ajuda da Solutis, a empresa espera avançar na transformação digital e usar dados com inteligência para antecipar as necessidades dos clientes nas cinco linhas de negócios em que atua no Brasil: automóvel, viagem, saúde, mercado residencial e concierge.

Sobre a Solutis

A Solutis é o tech partner que acelera e sustenta a jornada digital das empresas. Com uma abordagem ágil baseada em pessoas, somada a uma imenso know-how em tecnologia e em negócios, utiliza Agile DevOps, UX/UI para design de produtos, Salesforce, automação (RPA), serviços cloud, suporte e monitoramento digital para integrar ecossistemas de inovação e startups às arquiteturas de aplicações das empresas. A Solutis conta com um time de mais de 750 Soluters em todo a Brasil, que atuam a partir de São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador para que seus clientes nos setores de Varejo e Bens de Consumo, Telecom e Mídia, Setor Público, Financeiro e Utilities alcancem resultados em jornadas simples e incrementais no menor tempo possível.

Sobre a Europ Assistance

Fundada em 1963, a Europ Assistance Group, líder em soluções de serviços e assistência, oferece suporte a clientes em mais de 200 países, com uma rede de 750 mil prestadores e 39 centros de assistência pelo mundo. No Brasil desde 1996 como Europ Assistance Brasil, a companhia atua no mercado com foco em cinco linhas de negócios: automóveis, viagens, saúde, residencial e concierge. Em 2014, adquiriu 100% da CEABS, empresa líder no Brasil em rastreamento, monitoramento, telemática e gestão de riscos e frotas. A Europ Assistance tem a missão de trazer tranquilidade e segurança às pessoas e empresas a qualquer hora, em qualquer lugar. São 7.765 colaboradores trabalhando para que a companhia seja a maior e mais confiável em assistência no mundo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto