Logo
Imprimir esta página

O desafio de gerar mais oportunidades de vendas na retomada do mercado

Marcos Biaggio Marcos Biaggio

A corrida pela geração de oportunidades de vendas e conversão de propostas e orçamentos, nas vendas especializadas, já está deixando empresários, gestores de vendas e vendedores em estado de desconforto. Os custos fixos das empresas continuam assombrando os seus controladores e faturar de forma satisfatória logo no primeiro mês do ano é um sintoma de como serão os meses seguintes até o mercado decolar e entrar no sonhado período pós-pandemia.

Onde estão as oportunidades de vendas para conversão em fechamentos para produzir o faturamento necessário?

Ação prioritária das lideranças em vendas nesse princípio de ano é averiguar rapidamente o tamanho o funil de oportunidades. O montante de orçamentos e propostas gerados nas últimas semanas – em alguns casos, nos últimos meses - merecem atenção especial e seguimento eficiente por parte dos vendedores. Na prática, é abordar os clientes que demandaram essas propostas de compra de bens e serviços e fazer uso de perguntas que fazem o processo da venda evoluir. Algumas delas:

-Quando o sr(a) pretende finalizar o processo de compra desse produto/serviço?

-Quando a sua empresa pretende contar com esse produto/serviço?

-Depende do que finalizarmos agora o seu processo de compra?

-Que adequação eu poderia fazer na minha proposta/orçamento para tentarmos finalizar a sua compra agora?

Vendedores devem dominar tantas perguntas quantas necessárias para fazer com que o cliente ou prospect tome a atitude de compra. A resultado esperado é o pedido (fechamento) ou então a objeção que o impede de finalizar a venda – para então ser devidamente contornada com o poder de mudar o pensamento do cliente.

Junto com o esforço para converter em vendas as oportunidades que vem tramitando nos clientes, cabe à força de vendas prospectar novos clientes e mercados em larga escala. Além de cuidar de sua carteira habitual (clientes ativos) e fazer seguimento eficiente das oportunidades já geradas, prospecção é um processo de venda que deve fazer parte da rotina dos vendedores.

Dada a necessidade de aumentar o volume de oportunidades, cabe às lideranças de vendas assegurar que seus vendedores dediquem alguns períodos da semana exclusivamente para prospecções. Afinal, em tempos de mercado normal, prospectar é essencial; em momentos de mercado retraído, prospectar em dobro é questão de sobrevivência.

===========================

Solicite informações sobre o programa de formação de equipe de vendedores de alto desempenho para mais clientes, mais vendas e maiores lucros.

Ligue 11 97594-0660 ou acesse www.mbmastercoach.com


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto