Logo
Imprimir esta página

Projeto leva meditação e palestra a reeducandos de São Paulo

A iniciativa está presente em seis unidades prisionais paulistanas e leva 21 dias de reflexões sobre assuntos pessoais a pessoas privadas de liberdade

“Lá na ala, toda vez que começa uma confusão, eu logo grito: ‘ei, mulherada, a paz começa onde?’ e todas respondem: ‘em mim’”. A fala é de uma reeducanda do Centro de Ressocialização Feminino (CRF) de Piracicaba (SP) que participa do projeto “Paz no Coração, Liberdade na Prisão”. A iniciativa é da terapeuta e voluntária, Rita Duenhas, que articulou outras pessoas engajadas para realizar o projeto que leva 21 dias de meditação e palestras para pessoas privadas de liberdade.

Nascido para ser presencial, porém, com a chegada da pandemia ocasionada pelo Covid-19, passou a ser on-line. “Não termos previsão de quando e como poderemos realizar o projeto me deu uma inquietação e uma urgência de criar algo para minimizar o sofrimento e trazer um pouco mais de paz para elas e eles”, comenta Rita.

E, assim, nasce o projeto em formato digital. O conteúdo é formado por 21 vídeos realizados por meditadores voluntários, entre eles a Monja Coen, que leva para as unidades prisionais um momento para meditação e palestras com o objetivo de desenvolver uma consciência maior sobre o “eu” interno de cada reeducando, proporcionando o equilíbrio físico, mental e espiritual, auxiliando na transformação interior e consequentemente o exterior.

Há uma grande motivação na diretoria das penitenciárias e centros de ressocializações em projetos psicossociais, principalmente neste momento de pandemia. “Penso que o autoconhecimento e o controle emocional, são ferramentas fundamentais para usarmos no decorrer de nossas vidas”, comenta Celeste Abamonte, Diretora do CRF de Piracicaba.

Antes de iniciar o projeto, a unidade irá indicar uma pessoa, podendo ser reeducando ou agente penitenciário, para ser o monitor “acolhedor”. A pessoa escolhida receberá orientações de Rita e ficará responsável pela entrega dos materiais e recolhimento das cartas. As cartas são um espaço para os participantes se abrirem e receberem orientações e acolhimentos dos voluntários que gravaram o projeto, o objetivo é minimizar os sentimentos adoecidos que vierem à tona durante os encontros. “A experiência das cartas tem sido um presente para cada voluntário parar, se solidarizar e passar palavras de esperança e otimismo, nos abastece de amor, luz e esperanças”, compartilha Rita.

No projeto são tratados temas como paz consigo, família, dor, ancestralidade, relações, conflitos, sonhos, perdão, entre outros, e os assuntos estão sendo bem recepcionado pelas pessoas privadas de liberdade. “As reeducandas receberam o projeto de forma positiva, sendo que muitas se mostraram bem interessadas pelos conteúdos apresentados e motivadas a participar de todos os encontros, buscando colocar em prática os ensinamentos repassados”, comenta Luciana Proença, Diretora Técnica do Centro de Trabalho e Educação da Penitenciária Feminina de Campinas (SP). Atualmente, a iniciativa acontece em sete unidades prisionais ou centros de ressocialização no estado de São Paulo.

Quer saber mais sobre o projeto e levá-lo a uma unidade prisional ou centro de ressocialização?

Entre em contato com o Ação Pela Paz, organização apoiada pela CNseg:


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto