Confiança e protagonismo: lições aprendidas no ano da pandemia
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Dani Portela
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
por Angélica Assunção*
Finalizamos o ano de 2020 com inúmeros aprendizados em nosso cotidiano: mudanças de hábitos que vieram para ficar e ensinamentos de vida que não serão esquecidos tão breve. E o que dizer sobre o mundo corporativo? Como os negócios se sustentaram ao longo deste ano utilizando o home office como única alternativa segura de trabalho? Vale sempre reforçar o papel da área de Recursos Humanos como protagonista neste momento, cuja atuação focou ainda mais em habilidades como geração de conexão, olhar máximo de empatia e cuidado com o colaborador em suas novas práticas. Tudo isto pelo meio digital.
Como resultado, o RH tem um novo papel de sustentação deste modelo de trabalho por meio da análise de alguns pontos que o tornam elegível, como produtividade, excessos a observar para que não haja estafa e a orientação dos gestores para darem o exemplo do comportamento esperado, lembrando-os de não cobrar entregas e reuniões em demasia, extrapolando o aceitável e saudável.
Muitas ações estão sendo criadas para que este movimento de mudança de comportamento aconteça de forma leve e sustentável, pois ainda não é sabido quanto tempo levaremos nesta condição de trabalho fora dos escritórios.
O modelo híbrido, por exemplo, no qual uma parte da semana o trabalho é realizado nos escritórios da companhia e, na outra, onde o profissional estiver, chamamos de smart work. Este conceito tem como um dos pilares a flexibilização da jornada de trabalho para que o colaborador faça a melhor rotina para ele, buscando o equilíbrio entre as entregas, a casa e a família. Este movimento faz o trabalho virar parte do ecossistema de forma natural.
Há ainda empresas que estão suspendendo reuniões internas uma vez por semana para que o movimento desenfreado de reunião atrás de reunião tenha uma quebra e, como resultado, as pessoas possam focar suas energias em atividades sem precisar atuar depois da jornada normal de trabalho.
Este cenário trouxe como grande lição para muitas empresas e muitos gestores o fortalecimento das relações de confiança entre os times. Vimos que acreditar no compromisso das pessoas com as empresas vale muito mais do que ter o controle sobre o horário de chegada ou saída do escritório.
Realmente, juntos somos mais fortes e ambientes de segurança psicológica são fundamentais para que este movimento permaneça. O ano de 2020 nos trouxe muita bagagem para enfrentarmos os novos desafios e a resiliência é uma das competências que nos ajudou a chegar até aqui para suportarmos este novo ciclo. Nos vemos em 2021!
*Angélica Assunção é gerente de Recursos Humanos da Engineering, companhia global de Tecnologia da Informação e Consultoria especializada em Transformação Digital
Sobre a Engineering
Companhia global de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital com mais de 40 anos de atuação. Com presença na Europa, América do Norte e América Latina, contribui para a modernização do mundo, combinando tecnologias de última geração, infraestruturas tecnológicas organizadas em um único multicloud para ampliar e interpretar novos modelos de negócios. Os projetos desenvolvidos pela empresa transformam-se numa melhor relação entre custo, agilidade e inovação para os clientes. Com mais de 11 mil profissionais e projetos em mais de mil clientes de grande porte nos mais diversos segmentos de mercados, a experiência do Grupo aprimora-se ainda mais pelo investimento contínuo em Pesquisa e Desenvolvimento, contando com mais de 250 pesquisadores, além de parcerias com os principais centros de pesquisa e universidades do mundo.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>