10 dicas que o RH deve saber antes de contratar um plano de saúde empresarial
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Syndi Sultanum de Siqueira
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Amarq tem mais de 06 anos de experiência, 86 mil usuários atendidos e 237 empresas clientes, além de produtos e serviços desenvolvidos com inteligência artificial e tecnologia de ponta.
Trazer benefícios, como plano de saúde, para os colaboradores de uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil para a área de Recursos Humanos. São diversas opções no mercado e se for mal escolhida, ao invés de levar conforto e segurança, pode trazer dor de cabeça e complicações.
A Amarq ( amarqconsultoria.com.br ) é uma empresa especializada em gestão de benefícios com foco na inteligência em saúde e bem-estar para proporcionar tranquilidade aos clientes e colaboradores. "Nascemos como uma boutique com objetivo de atender de forma única, respeitando a jornada e a experiência de vida de cada cliente. Hoje temos como missão proporcionar mais saúde e não apenas cuidar das doenças. Oferecemos uma melhor gestão de benefícios para proporcionar tranquilidade e mais qualidade de vida para cada beneficiário", comenta Mariana Marques, CEO da Amarq.
E, pensando em ajudar o RH a escolher o melhor benefício para os times, a executiva listou 10 pontos importantes para esta análise, Confira:
1- Observe o perfil do quadro de funcionários da sua empresa
Coletar dados dos colaboradores e dependentes, que compõem a apólice de saúde, é o primeiro passo no momento de contratação ou troca do plano. Informações como idade, sexo, local de residência, convenção coletiva de trabalho (CTT), plano atual, proporcionarão um fundamento para escolher o melhor serviço em relação as necessidades dos funcionários.
2- Qual será o modelo de contrato para plano empresarial.
A primeira coisa que você deve ter em mente é saber que tipo de modelo irá contratar. É importante saber que o perfil de contrato empresarial possui três modelos; o facultativo, conhecido como de livre adesão, o compulsório na qual inclui 100% dos funcionários da folha, ou encampação que se trata de 100% das vidas no plano atual. Com isso em mente, será possível optar pela alternativa que melhor atenderá a equipe a desfrutar do benefício, além disso, a escolha assertiva garante a otimização de custos e o melhor plano de comunicação para os colaboradores.
3- Qual tipo de rede de atendimento que a empresa deve contratar
De acordo com o plano escolhido para contratação, o RH precisa analisar a rede de atendimento que cada um oferece para instruir os colaboradores. Tem a Rede própria, credenciada ou de livre escolha, que é feita através de reembolso. Antes de escolher é necessário mapear o que os usuários buscam com o benefício e encontrar algo que atenda essas necessidades.
4- Quais os fatores que influenciam os valores do plano de saúde.
Os valores variam de acordo com a rede de atendimento de cada plano e outros serviços inclusos, além do perfil etário do grupo e casos isolados que passam por análise, tais como, funcionários afastados, com doença crônica, gestantes, agregados e até aposentados que ainda possuem acesso ao plano de saúde. Isso tudo conta na hora da cotação.
5- Ao escolher o plano, como saber se a empresa é confiável.
É possível obter informações da operadora e de seus planos comercializados, bem como o IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) e recomendações com o número de registro no site da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar - www.ans.gov.br).
6- Como é feito o reajuste do plano para os colaboradores.
Se atentar ao plano contratado e as possíveis variáveis dele é saber que eles sofrem reajustes. Os planos coletivos que são contratados por empresas possuem três tipos de reajuste; O de VCMH (Variação Custos Médicos Hospitalares) regulado pela ANS, o reajuste por faixa etária e o de sinistralidade, que leva em consideração a frequência de uso dos serviços.
7- É possível cancelar o plano a qualquer momento.
Nenhum RH contrata um plano empresarial com a intenção de cancelar, mas imprevistos acontecem e é importante entender o procedimento. A maioria das operadoras permitem o cancelamento, mas é preciso se resguardar quanto ao prazo do contrato e sempre seguindo a regra do aviso prévio.
Uma dica é o RH fazer as cotações de mercado 90 dias antes da renovação e, analisar o prazo de cancelamento para evitar o pagamento da fatura reajustada.
8- Como funciona o tipo de cobrança de fatura após contratar o plano de saúde
Existem dois modelos de cobrança que variam de acordo com a operadora contratada, a pro-rata ou fatura cheia. Pro-rata é a cobrança feita proporcional aos dias de cobertura no mês vigente de cada beneficiário. Já a fatura cheia, o valor cobrado considera o mês inteiro, independente da quantidade de dias cobertos.
9- Conhecer diferenciais oferecidos pelas corretoras que oferecem plano de saúde
O RH que prefere buscar esse serviço por meio de corretoras especializadas, precisam analisar o que elas vão oferecer de diferencial, já que são remuneradas pela operadora para prestar esse serviço de assistência à empresa.
10- Abrangência da cobertura do plano
A questão da abrangência deve ser analisada pelo RH, pois com o aumento de home office neste último ano, muitos colaboradores mudaram de cidade e pode acontecer do plano não cobrir a região. Existem dois tipos de abrangência nos planos, o regional, limitado à área geográfica prevista no contrato e, a nacional, cobertura garantida no país.
SOBRE A AMARQ
A AMARQ é uma consultoria de inteligência em saúde e bem-estar, que surgiu em 2014, na cidade de São Paulo, e assiste hoje uma carteira de 86 mil vidas, na gestão de benefícios de saúde (planos de saúde) e no desenvolvimento de soluções personalizadas dirigidas ao segmento corporativo. O grande diferencial de mercado da empresa une a combinação de 3 fatores: experiência de quase uma década, utilização das tecnologias mais modernas e o toque humano no atendimento prestado a empresas e seus beneficiários.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>