Logo
Imprimir esta página

A fraude, a presunção e o pecado original

Fonte: Carlos Josias Menna de Oliveira | C.Josias & Ferrer Advogados Associados / SEGUROS GAÚCHO

Nenhuma dúvida de que, por princípio de direito, a boa-fé se supõe, de sorte que não se faz qualquer questionamento contra a presunção de inocência e, a propósito, o Contrato de Seguro sempre foi tido como um contrato de Boa Fé por excelência. É da sua natureza jurídica.

Se isto é verdade, não menos fato de que o ser humano é objeto de sedução pela tentação desde os primórdios. Para os religiosos, já no Éden, o primeiro casal se rendeu à boa fala de uma esperta serpente.

Parece que com ela - “le verbe et le serpent de l'Eden” – nascia o primeiro vendedor de “gato por lebre”, em suma, o primeiro estelionato nasceu no paraíso e foi ali que o primeiro humano teria se entregue ao prazer delicioso da vantagem, que o levaria a transpor uma proibição que parecia fácil de resistir, mas não era. O pecado morava na árvore, pobre maçã, mas assim que foi.

O ser humano teria nascido com o 'pecado original' pela serpente e a fruta, e embora as mulheres possam até sustentar que antes dele lhes havia sido furtada uma costela, historicamente a maçã e a serpente foram os sedutores do primeiro pecado que até hoje, segundo a crença, carregamos desde o nascimento.

Seria, o pecado original, uma inversão da presunção de inocência?

Lei dos Homens e Lei de Deus não raramente se encontram em caminhos paralelos, cruzados e ou opostos, é de pensar porque o mesmo acontece com a moral e o direito - a Prescrição ronda nossos procedimentos reparatórios, tenhamos ou não razão. O bem e o mal, que nem sempre é tal qual Nietzsche supôs. A interminável luta.

A fraude no contrato de seguros nunca deixou de estar próxima ao longo dos anos. Verdade que na trajetória do ramo em alguns momentos havia tanta rigidez no tema que chegou a haver uma inversão de presunção – o sinistro é fraudado até que se prove o contrário. Triste período que mergulhou o Contrato de Boa Fé por Excelência se tornando duvidoso o slogan no mundo dos negócios. Muitos debates se sucederam entre os membros da Operação Seguros, face o denominado Bicho Papão que assustava a todos.

Passando o período de maior perseguição à fraude, o setor caiu numa espécie de calmaria – ou acomodação; a utilização de ferramentas tecnológicas mais compatíveis com a época ajudaram a manter um certo controle deste desvio. Natural relaxamento. Cuidados, alguns até excessivos, foram deixados à margem e muitos até diziam: está precificada, logo não há mais o que se discutir. Ouvi isto.

Pois ela está de volta. E com tudo.

Não, não creio que o caminho seja a rigidez do passado, ninguém nasce pecador mas também ninguém nasce santo. O pecado original se diz ser um pecado pequeno.

Controlável.

Isto quer dizer que temos que estar atentos, sem pedradas, mas sem dar as costas para o problema. É sim, muito possível combater com prevenção, controle, e com adequados procedimentos.

Saudações.
Carlos Josias Menna de Oliveira
Advogado
Acadêmico da ANSP - Academia Nacional de Seguros e Previdência


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto