Logo
Imprimir esta página

Os impactos da Resolução 382/2020 para os Corretores de Seguros

Em pouco mais de três semanas, a Susep começará a punir Corretores de Seguros que não se adequaram aos dispositivos da Resolução 382/20, que tratam da obrigatoriedade da divulgação sobre o percentual de comissionamento ao fechar um contrato de seguro. O professor e consultor Sergio Ricardo, destacou em sua coluna do dia 11/12 ao Cqcs os impactos da resolução para os profissionais.

O prazo da adequação seria o fim de junho, mas após forte reação da categoria, estendeu-se para dezembro a data limite, como uma forma dos Corretores se adaptarem à resolução. “Não tenho notícia que algum corretor de seguros tenha informado aos seus clientes, nos últimos meses, o comissionamento que está embutido nas propostas, porque ninguém acredita que esta medida tenha algum efeito para o consumidor de seguros, ao contrário das intenções primárias do regulador”, destacou Sergio.

Além disso, ele também explicou que seguradoras, ao aprovarem seus produtos na SUSEP, definem na Nota Técnica quais são os limites máximos e mínimos para o comissionamento. “Sabendo que isto tem a ver com a possibilidade de atratividade comercial, expansão da oferta e, ao mesmo tempo, deixa aberta a possibilidade que os corretores de seguros possam exercer o que há de melhor em mercados livres e abertos: a competição”.

Sergio ainda pontuou que, em seu parecer, “a 382/2020 não contribui com o equilíbrio econômico e competitivo do mercado segurador, pode prejudicar a competição livre e, sobretudo, trazer perdas imperceptíveis aos consumidores de seguros, que até poderão saber o percentual de comissão (e o valor em espécie) do comissionamento, mas não ter o preço mais competitivo de contratação”.

Além disso, de acordo com o professor, os serviços do corretor de seguros não são apenas comerciais. “Não são “vendedores” de seguros, como são os corretores de imóveis em seu mercado, por exemplo, ou vendedores de automóveis. O comissionamento paga a conta de vários serviços, como por exemplo, atender os segurado nos sinistros, o que convenhamos dá muito trabalho, ainda mais quando em ramos complexos”.

“De toda sorte, por vezes, o conhecimento e a conscientização demoram, mas acabam acontecendo ou o mercado se adapta e encontra outros meios para atuar. O que me preocupa é que enquanto isso, alguns podem não suportar o impacto imediato e desistirem de atuar no mercado. Estamos falando de 90% dos corretores de seguros que são micro e pequenas empresas, formadas pelo corretor e mais um ou dois funcionários, com rendimentos mensais praticamente de subsistência, que não terão como competir com bancos e corretoras de seguros médias e grandes”, completou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto