Logo
Imprimir esta página

Os vestiários podem melhorar a qualidade de vida dos colaboradores

Os vestiários merecem atenção, pois podem melhorar a qualidade de vida dos coloboradores.

Existem inúmeras fontes contendo as recomendações que norteiam as diretrizes de um projeto adequado de vestiário

Hoje em dia, os vestiários estão presentes em empresas dos mais variados nichos, localizações e portes. Eles compreendem espaços físicos capazes de oferecer mais do que simplesmente atender aos requisitos de normas e leis. Os vestiários, quando corretamente projetados, podem promover mudanças de hábito dos colaboradores, incrementando a qualidade de vida.

Existem inúmeras fontes contendo as recomendações que norteiam as diretrizes de um projeto adequado de vestiário. Dentre elas, pode-se citar, a NR-24 - que estabelece "Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho" - do Ministério da Economia/Trabalho (Portaria SEPRT nº 1.066, de 2019) como a referência mais adotada para projetos de vestiários.

De acordo com a norma, os vestiários devem ser mantidos em condição adequada de conservação, limpeza e higiene. Os espaços devem possuir piso e parede revestidos por material impermeável, lavável e durável. Com o objetivo de garantir níveis adequados de circulação de ar, as áreas devem ser ventiladas para o exterior ou deve ter um sistema de exaustão forçada.

A NR-24 também apresenta os requisitos dos mobiliários que devem ser previstos nas áreas denominadas como "Vestiários", de modo a garantir condições adequadas para a guarda de itens, sejam de uso pessoal ou laboral. Desta forma, é recomendável que os espaços possuam "armários".

É comum que os "armários de vestiários" sejam chamados de "armários tipo roupeiro" ou simplesmente "roupeiros". De acordo com a NR-24, os nichos oferecidos pelos armários são espaços "individuais" e os roupeiros podem ser simples e/ou duplos, e sempre munidos de sistema de trancamento.

Segundo Anderson Rover, diretor de expansão da Biccateca, a norma permite que diferentes usuários realizem o uso rotativo do mesmo roupeiro, exceto em casos onde os colaboradores mantenham no interior do nicho Equipamentos de Proteção Individual - EPI - e vestimentas expostas a material infectante, irritante, tóxico ou que provoque sujidades.

Em situações de exposição e manipulação de materiais com características citadas anteriormente ou em contextos onde exista a deposição de material particulado capaz de impregnar na pele do colaborador, a NR-24 indica que os roupeiros disponham de nichos compartimentados em dois ou que o espaço de uso individual seja constituído por dois armários simples, permitindo assim a separação da roupa limpa e suja. ou do calçado, por exemplo.

A NR-24 ainda recomenda que os vestiários devem possuir bancos e/ou mobiliários para a finalidade de assento, constituídos em material impermeável, lavável e durável, em número compatível com o de trabalhadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto