Logo
Imprimir esta página

A regulação de produtos de microsseguros no Brasil

Bento Zanzini, da Psychonomics Consultoria Empresarial, e a advogada Angélica Carlini, falaram sobre regulação de produtos em microsseguros durante a I Conferência Nacional de Microsseguros que aconteceu nesta terça-feira, 24/11.

Angélica disse que prefere chamar o microsseguro de seguro inclusivo “porque não é possível adicionar ao seguro qualquer tipo de discriminação. Seguro é instrumento de paz social e qualquer modalidade deve cumprir essa função”, ressaltou.

Ela analisou que se os seguros inclusivos eram necessários antes da pandemia, agora são essenciais. “Todos sairemos mais pobres dessa pandemia e viveremos assim por um bom espaço de tempo e se vamos sair mais pobres, vamos sair com necessidade de produtos e serviços que se adequem a necessidade de gastarmos menos”, afirmou.

A especialista alertou ainda sobre a importância da educação financeira. “Aqueles que são educados para o mundo das finanças, ajudam a dar valor a construção de poupança e reserva para uso em situações específicas e ainda temos resquícios de cultura inflacionária que nos faz querer comprar tudo porque não sabemos se poderemos comprar depois”, disse.

Para ela, a autorregulação regulada é diferente de fazer consulta pública que estabelece um prazo de tempo para que as partes façam propostas que serão analisadas pelo estado. “A autorregulação regulada tem um diálogo maior e mais efetivo e o diálogo é o ponto central do modelo. A principal característica é a cooperação. É o momento em que a parte no dia a dia que conhece o mercado na sua prática dialoga com a autoridade fornecendo nuances”, pontuou.

Para ela, as inovações não pedem licença. “Elas acontecem e pronto. Se não colocarmos as inovações dentro de casa, elas vão acontecer de qualquer forma, sem regulação. Temos que ser ágeis para que o cliente e o setor tenham inovação com segurança”, alertou.

Zanzini disse que o microsseguros no Brasil é regulado. “É um regulador com visão autoritária. Minha visão é de executivo e eu diria que as visões de regulação podem se dividir do ponto de vista do regulador que, do seu ponto de vista, considera que ele faz uma regulação boa, em tempo ágil, ampla e protetora do consumidor”, pontuou. Do ponto de vista do mercado, ele explicou, que a convivência mostra que a regulação é demorada, excessiva, inibe e restringe liberdades.

Para ele, é preciso entender o papel do regulador porque ele estabelece a disciplina do mercado. “A regulação no Brasil segue 4 p’s: produto, prudência, proteção ao consumidor e promoção ao segmento”, afirmou.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto