Logo
Imprimir esta página

Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino: cresce número de mulheres empreendedoras, mas desafios continuam

pixabay pixabay

Empreendedora dá quatro dicas para agarrar a oportunidade empreendedora

O dia 19 de novembro é considerado o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, data que empreendedoras brasileiras têm muito o que celebrar. Dados da pesquisa da Global Entrepreneurship Monitor mostram que o país tem aproximadamente 30 milhões de mulheres empreendedoras, ou seja, esse número representa cerca de 48,7% de todo o mercado empreendedor.

No entanto, a maioria das mulheres ainda enfrentam grandes desafios para ganhar credibilidade e ter uma posição de destaque em muitas empresas e até em sua vida empreendedora. Mesmo com nível de escolaridade superior aos homens em 16%, ainda ganham menos, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), comandada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Empreender e ter seu negócio próprio é o sonho de muitas mulheres. Mas começar neste caminho não é tão simples assim e se faltar preparo, a futura empreendedora pode acabar desistindo dessa jornada ou até mesmo tornar este momento um pesadelo devido os desafios que ela encontrará em sua trajetória", afirma Luzia Costa, CEO da Sóbrancelhas, rede líder em embelezamento do olhar e da face e outras marcas do segmento de beleza.

Quem vê o sucesso da Luzia a frente das suas empresas de estética, não imagina que ela também se deparou com grandes obstáculos e dúvidas de muitas pessoas sobre a sua capacidade. A empreendedora já foi julgada e até chegaram a não acreditar que seu negócio se tornaria uma franquia de sucesso, mas, nunca desistiu.

Sua trajetória é grande, já teve carrinho de lanches, vendeu biscoitos, pirulitos, tomates secos, faliu, fez massagem em uma tenda na praia, entre outros negócios antes de chegar aonde está.

"O segredo de muitas mulheres empreendedoras é a resiliência. É preciso acreditar no seu negócio independente do preconceito do mercado, além de lembrar constantemente da sua capacidade. Mesmo que você quebre, mesmo que seja difícil, comece seu negócio e coloque em prática", diz.

Por isso, neste dia do empreendedorismo feminino, Luzia listou quatro dicas para ajudar mulheres empreendedoras que desejam ingressar neste mercado. Confira:

1. Faça uma autoanálise.

Em primeiro lugar é preciso identificar o seu talento. Investir ou querer ter um negócio porque está na moda no momento, ou porque alguma conhecida está no ramo e está se dando bem, é um grande erro de muitas empreendedoras. Por isso é essencial fazer uma autoanálise e enxergar qual seu perfil e o que você gosta de fazer. Se identificar com o negócio é muito importante. Não pense apenas no lucro.

2. Saiba o motivo porque quer empreender.

Parece uma dica simples, não é? Mas está aí o maior erro das empreendedoras e empreendedores também. Muitos só enxergam o "glamour" do empreendedorismo, o status, o reconhecimento e o "chegar lá", mas a realidade é que é preciso pensar muito mais do que só no lucro e no quanto ira´ ganhar. Parece cliche^, mas o dinheiro e´ apenas a consequência de um trabalho bem feito. O segredo e´ se identificar com o nego´cio e ter a consciência que ser empreendedora é trabalhar 24h por dia para seu sonho ser realizado. Afinal, a dedicação tem que ser tempo integral. Tem que gostar do que faz!

3. Não procure a aprovação de todos.

Especialmente neste ramo que você está querendo se inserir, o empreendedorismo, é muito comum que empreendedoras procurem a aprovação das pessoas, principalmente nós mulheres que enfrentamos grandes desafios. Mas a verdade é uma só, quem precisa acreditar no seu projeto é você mesmo! Se você está certa que seu negócio poderá te dar bons frutos, vá para cima!

4. Seja uma líder que inspira

A liderança é um ponto chave para o sucesso de qualquer área do empreendedorismo e até mesmo na vida pessoal. Por isso, assuma os erros, aprenda com eles, desenvolva ideias, crie, tenha uma boa comunicação e o principal, mostre com suas atitudes o brilho nos olhos por estar à frente de um empreendimento que você tanto luta para dar certo diariamente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto