Logo
Imprimir esta página

A voz do cliente: como o consentimento se torna fundamental na relação entre pessoas e empresas

freeimages freeimages

*Por Mateus Trainini, gerente de Compliance, Riscos, PLD e Privacidade do Agibank

Bordões como "o cliente tem sempre razão" ou "o cliente é a alma do negócio" nunca fizeram tanto sentido como agora. Estamos, definitivamente, na era do consumidor, pois está nas mãos dele decidir em qual empresa confiar, quais serviços escolher e, desde a entrada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), também determinar o que pode ser feito com seus dados pessoais.

Instituições de todos os setores e portes precisaram entender de forma rápida que são os usuários quem detêm o poder de decisão sobre a coleta e uso das suas informações. E é esse consentimento que faz do cliente o protagonista na relação com qualquer empresa.

No setor financeiro, a chegada do PIX, o mais novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, certamente será um marco importante que deve mudar a forma de fazer transferências e pagamentos em todo o País. Mas não somente isso. O PIX é também a primeira expressão de um novo serviço totalmente alinhado às normas de proteção de dados da LGPD, onde cada usuário teve a condição de determinar o cadastramento das chaves, em uma ou mais instituições.

Se as regras da Lei sobre segurança e privacidade chegaram como uma novidade para muitos setores, segmento bancário, esse cuidado extremo sempre fez parte da rotina. A grande novidade agora está na importância do consentimento do cliente, que é a base para estabelecer confiança e que deve gerar relações mais respeitosas daqui em diante. E por que tudo isso é importante para o consumidor? Porque ele passa a ter em suas mãos a condição de escolher o que será feito com as suas informações. Desse modo, o usuário compreende que seus números, valores e registros estarão protegidos.

Apesar de toda essa movimentação no Brasil, a gigante de tecnologia Cisco publicou estudos globais recentes que mostraram um aumento na preocupação dos consumidores com o compartilhamento de informações durante a pandemia e com os desafios de segurança no mundo remoto. Tudo isso mostra que essa jornada em prol da privacidade e da segurança dos dados está apenas começando - e será um dos maiores desafios para muitas organizações.

No fim das contas, a verdade é que os consumidores querem mais transparência das empresas sobre como usam os seus dados. E estas devem enxergar o momento como uma oportunidade de construir credibilidade, garantindo a proteção e a privacidade necessárias em todos os processos e comunicando suas práticas de forma clara e simplificada. É preciso compreender que as pessoas estão cada vez mais conscientes, sabem que seus dados são importantes e têm cada vez.

Sobre o porta-voz

Mateus Trainini é gerente de Compliance, Riscos, PLD e Privacidade no Agibank, onde atua há mais de 5 anos. Formado atuário pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pós-graduado em Finanças e Economia pela mesma instituição, iniciou sua carreira em gestão de riscos, na qual adquiriu sólidos conhecimentos regulatórios e metodológicos. Assumiu a liderança das áreas em 2017, garantindo sempre entregas voltadas ao propósito do banco e buscando perenidade, segurança e controles sem gerar barreiras ao negócio.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto