Saiba quais os passos necessários para empresas gerarem impacto social positivo
Conheça as premissas básicas para uma empresa colocar o propósito em prática com valor compartilhado
Os grandes líderes empresariais do Brasil e do mundo têm tido a oportunidade de perceber que está se abrindo uma janela de oportunidade para uma mudança saudável para os negócios onde a conquista do lucro e do sucesso financeiro pode ser somado à geração de impactos socioambientais positivos para sociedade e para o planeta.
Essa ideia de propósito tornou-se rapidamente o ponto focal de discussão entre os CEOs e grandes executivos. Soma-se que os consumidores valorizam cada vez mais empresas de propósito e os melhores talentos do mercado não trabalham mais em negócios em que não acreditam.
Diante disso, Meiri Inoue, uma das idealizadoras do Parsifal21, dá dicas de como os empresários podem se engajar em atividades significativas a partir de um propósito que reflita o DNA da empresa com impacto social positivo, criando valor compartilhado entre os stakeholders.
Meiri acredita que propósito está na empresa e precisa ser desvelado e explicitado em todas as interações com os atores (internos e externos) com os quais interage:
• Ser significativo: para criar valor para a sociedade e para as empresas, um propósito verdadeiro deve ser significativo e atender às reais necessidades da sociedade a ponto de ter como objetivo resolver um problema social ou ambiental por meio de seu modelo de negócio;
• Ser autêntico: um propósito que realmente seja coerente e que motive todos os players envolvidos precisa fazer parte do DNA empresarial, da sua história. Isso é um valor cultural corporativo muito singular de cada companhia definindo seu lugar único no mercado;
• Ser lucrativo: Um propósito lucrativo tem o potencial de gerar impacto em escala! Quando o propósito gera um lucro significante, a empresa tem incentivos claros para entender profundamente a causa dos desafios socioambientais e consequentemente gerar soluções escaláveis que realmente gerem progresso social. Lucro e impacto positivo têm uma relação simbiótica e não antagônicas!
• Ser sério: empresas lideradas por propósito responsabilizam seus lideres sêniors por colocar o propósito da prática, a partir de metas e incentivos pecuniários. Quando os lideres sentem-se identificados, inspirados e responsáveis por fazer cumprir com o propósito, eles elaboram políticas, tomam decisões e mensuram os resultados de suas ações
• Ser sistêmico: ser movido por um propósito mais profundo faz com que a organização alargue seu olhar e atuação para todo seu campo de valor, ou seja, construa relações saudáveis com stakeholders incluindo-os no seu modelo de negócios e de gestão.
A consequência de um movimento deste de expressão do propósito profundo por milhões de empresas tem a capacidade de mudar a lógica da economia tornando-a mais fraterna, justa e colaborativa.
Diante da necessidade de gerar mais oportunidades para falar sobre este tema, o Parsifal21 traduziu para o português o Porpuse Playbook, um importante manual sobre propósito nos negócios concebido pelo professor Michael Porter.
O lançamento acontecerá no webinar "Coloque o Propósito em Prática com valor compartilhado", que acontecerá em 16 de novembro, às 11h. O evento é promovido pelo Parsifal21 (iniciativa da EcoSocial) com apoio da FSG (Social ImpactAdvisors) e da SVI (SharedValueInitiative), com apresentação de casos reais.
As inscrições são gratuitas e realizadas pelo link https://bit.ly/playbookp21
SERVIÇO
O quê: Webinar "Coloque o Propósito em Prática com valor compartilhado"
Quando: 16 de novembro, às 11h
Inscrições em https://bit.ly/playbookp21
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>