Logo
Imprimir esta página

Quais são as novidades da nova edição do Empresa Pró-Ética?

Quais são as novidades da nova edição do Empresa Pró-Ética?

*Por Jefferson Kiyohara e Flávia Momii

Uma das iniciativas mais importantes do Compliance brasileiro ganhou nova forma, fazendo valer o seu histórico de contínuo aprimoramento: o "Empresa Pró Ética", iniciativa da CGU (Controladoria-Geral da União) para reconhecer as empresas com bons Programas de Compliance. As inscrições para a edição 2020 e 2021, que é comemorativa dos 10 anos desta importante iniciativa, foram abertas no último dia 26 de outubro.

Como regra geral desta edição, serão consideradas apenas as ações e evidências realizadas no período entre setembro de 2018 até outubro de 2020, reforçando a importância de realizar as ações periodicamente, bem como fazer as devidas atualizações. Para participar, há diversos requisitos a serem cumpridos. No que tange ao Programa de Compliance, continua necessário ter um Código de Ética e um Canal de Denúncias na internet, ambos em língua portuguesa, bem como uma área responsável pelo Compliance com responsabilidade formalmente atribuída até o final de dezembro de 2019.

Uma novidade este ano é que o bloco de "Canais de Denúncia e Remediação" passa a valer 15 pontos, ao invés de 20 da edição anterior, enquanto o bloco "Análise de Risco e Monitoramento" passa de 10 para 15 pontos. Tal mudança reflete a maior maturidade do "Empresa Pró Ética", bem como sinaliza ao mercado a importância de realizar um mapeamento de riscos com foco em Compliance e de ter processos para gerenciar estes riscos - aspecto ainda negligenciado em muitas organizações. Identificar os riscos relevantes é fundamental para planejar e realizar ações que permitam mitigar estes riscos.

Outra novidade, considerando o contexto atual de pandemia, é que o regulamento prevê até 3 pontos extras para as empresas que contribuíram com doações para ações de enfrentamento da crise socioeconômica e de saúde, que atingiu o planeta, inclusive o Brasil. Os pontos estão atrelados à transparência das doações realizadas e o monitoramento feito. Tal critério está alinhado com as boas práticas de sustentabilidade dos negócios (ESG, do inglês Environmental, Social and Governance), chamando a atenção para o papel social das empresas, bem como da importância de gerenciar adequadamente as doações. Não basta fazer a boa ação. Ela precisa ser feita respeitando o Compliance.

O novo questionário possui um número maior de questões e ganha maior clareza e pragmatismo em relação à edição anterior. Por exemplo, no bloco V de "Análise de Risco e Monitoramento", enquanto na edição 2018-2019 era solicitado apenas que a empresa comprovasse a análise de riscos de corrupção e fraude, na 2020-2021 entram perguntas sobre a classificação dos riscos, medidas de mitigação, identificação dos responsáveis, periodicidade e se o processo teve a revisão e aprovação da alta direção da empresa. Também é questionado se o mapa de riscos alimenta o plano de treinamento.

São diversas e relevantes as melhorias na edição do Empresa Pró-Ética 2020-2021. Se a sua empresa não tem um Programa de Compliance, saiba que ele é importante e estratégico para o seu negócio, independentemente do setor ou porte. Se existem algumas iniciativas, o questionário pode ser uma referência para entender o que ainda precisa ser feito. E se a sua empresa já tem um programa efetivo, aplique ao processo e faça parte de um seleto grupo. O Compliance é importante para os negócios e precisamos disseminá-lo cada vez mais.

*Jefferson Kiyohara é professor em ética e compliance da FIA Business School e diretor da prática de compliance e Flávia Momii é gerente de compliance, ambos na ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados, única empresa de consultoria reconhecida como Empresa Pró-Ética por quatro anos consecutivos.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti, com a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS Outsourcing (canal de denúncias, diligência de terceiros, monitoramento de fraudes e de comportamentos antiéticos, e treinamentos on-line).

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética por 3 anos consecutivos, conta no Brasil com mais de 300 profissionais em 4 escritórios - São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem cerca de 600 empresas de diferentes portes e segmentos.

No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto