O melhor horário para postar nas redes sociais mudou. Você já parou para pensar como isso influencia a sua estratégia?
Todo criador de conteúdo, influencer ou que trabalha de alguma forma com social provavelmente já clicou no menu de configurações da sua conta, seja no Instagram ou no Facebook, e visualizou ali as recomendações do algoritmo de dias e horas onde sua comunidade está mais propensa a engajar com a sua conta e/ou marca. Mas você já parou para pensar como a pandemia afetou o modo como o brasileiro está disposto a se engajar?
Começando com os dias da semana, uma das coisas que chamam atenção é que as pessoas estão menos propensas a se engajar após as 18 horas em Julho 2020 (pós-COVID19) do que em Janeiro 2020 (antes do COVID19). Isso principalmente no início da semana, às segundas e terças-feiras. A minha percepção é que elas estão mais conectadas durante o dia, ou ainda sob o efeito do final de semana, tentam se desconectar da rotina diária online e procuram se desconectar com alguma outra forma de entretenimento que não as redes.
O meio TV utiliza de uma expressão chamada prime-time, que é o horário nobre ou horário de pico de audiência em um determinado bloco da programação geralmente noturna. Pegando essa expressão emprestada, o prime-time antes era mais focados no horário perto das 11 às 12 e das 18 às 19 horas. Hoje, no Brasil pós-COVID19 parece que esse prime-time está muito mais pulverizado. Note como às pessoas estão mais propensas a engajar às quartas após 18 horas e no período vespertino das sextas-feiras, mas existe uma mudança clara após o jantar.
Mais interessante ainda é a mudança aos finais de semana. O sábado tornou-se um dos dias em que as pessoas estão menos dispostas a se engajar a qualquer hora. Já aos domingos, vemos uma mudança perceptível, do engajamento agora mais para o período da tarde e com uma redução clara quando chega o período noturno.
Essas mudanças estão sempre acontecendo e variam de acordo com cada plataforma social e categoria.
Sobre a Comscore
A Comscore (NASDAQ: SCOR) ajuda especialistas em marketing e empresas de mídia em cada etapa do ciclo de publicidade, em todas as plataformas. Com dados que combinam inteligência digital, TV ao vivo, visualizadores de filmes e OTT com informações avançadas sobre o público, a Comscore permite que compradores e vendedores de mídia quantifiquem o comportamento de várias telas e tomem decisões de negócios com confiança. Líder comprovado na medição de audiências digitais, audiências de set-top box e publicidade em escala, a Comscore é uma fonte independente, confiável e abrangente de terceiros para medição entre plataformas.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>