Logo
Imprimir esta página

Seis passos para sobreviver num mundo em constante disrupção

pixabay pixabay

Por Telmo Schoeler

Os desafios e transformações causadas pela pandemia não deveriam ser recebidas como surpresas, mas sim estarem sempre no radar das possibilidades e, portanto, no elenco de prevenção e ações corretivas.

Se existe um fator constante na história da humanidade, é a mudança. O planeta era inabitável por altíssima temperatura e depois difícil pelo extremo oposto. Aí foi esquentando e dando chance à vida animal e vegetal. E continua em aquecimento, parte por culpa dos seus habitantes. A terra era um bloco, mas se dividiu em continentes. No meio disso, ursos criaram pelos para sobreviver ao gelo, girafas alongaram o pescoço para comer, peixes se transformaram e saíram da água, o homem se levantou e passou a caminhar. Em síntese, a vida é mutante e a inércia é a morte, como foi para os dinossauros.

Com a evolução, em essência trazida pelo conhecimento e pela ciência, tudo vem mudando para o homem. Das cavernas passamos às tendas, para as casas de madeira, depois de concreto, aí prédios. Canoas viraram caravelas, passaram a navios a motor - graças ao motor - e geraram aviões. No meio de tudo isso, o estudo e o saber, que já foram restritos a poucos, se multiplicaram e disseminaram, gerando a tecnologia e a cibernética que exponencializaram as mudanças, alterando e ampliando as formas de fabricar, transportar, comprar, vender, registrar, comunicar-se, locomover-se.

Este movimento é inexorável e impossível de ser detido e pode ainda ser influenciado e ampliado por fatores deflagrados pelo homem, como guerras, poluição, doenças. Os fatos nos ensinam que, diante de todo esse cenário, algumas empresas sobrevivem e até se desenvolvem, enquanto outras simplesmente desaparecem. O segredo da diferença está na consciência e nos atos de mudança condizentes com sua governança e gestão. Enquanto a líder mundial Kodak desapareceu, Samsung e Apple passaram a tirar mais fotos do que nunca, de outra maneira. Ao mesmo tempo que Varig, Vasp e Transbrasil sumiram do mapa, Latam, Gol e Azul tomaram seu lugar e cresceram. A Wallig e a Cia Geral de Indústrias não desapareceram pela extinção do fogão, nem a Olivetti porque não se escreve mais.

Desta forma, a garantia da sobrevivência passa pela preparação e neste sentido, o caminho requer os seguintes passos e atitudes:

1) Aja, a partir da análise de fatos e realidade, o que é mais importante do que suas opiniões ou expectativas!

2) Tenha consciência de que o mundo moderno é técnico, dinâmico, mutante, desestabilizador, disruptivo - e continuará assim - e que o passado não voltará!

3) Reconheça que ninguém tem toda a informação e conhecimento, nem você! Portanto, a solução está numa equipe, capacitada, cooperativa, afinada!

4) A par de seus valores e princípios, que devem ser perenes e imutáveis, esteja preparado para ajustar todo o resto. Abandone o espelho retrovisor, pois só existe o futuro!

5) Mude antes e mais rápido do que seus concorrentes, única forma de ficar vivo!

6) Pela complexidade do processo, não faça automedicação: busque assessoria adequada, desprovida de emoção e conservadorismo.

Como já escreveu Alvin Toffler, "os analfabetos do século XXI não serão os que não souberem ler e escrever, mas os que não souberem aprender, desaprender e reaprender"! Os analfabetos desaparecerão. Simples assim!

• Telmo Schoeler é Fundador e Presidente Orchestra - Soluções Empresariais


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto