É possível desenvolver o empreendedorismo infantil?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Instituto Presbiteriano Mackenzie
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Alexandre Nabil Ghobril
De acordo com pesquisa da jornalista Juliana Falcão, do portal Terra, um pequeno empresário, Henry Patterson, de apenas 9 anos, tem agora 3 negócios. Começou a vida empresarial vendendo adubo no eBay. Depois passou a comprar produtos em uma loja perto de sua casa, em Bedford, Inglaterra, e a revender. E a mais nova empreitada do garoto é a venda de doces para crianças. Trata-se da Not Before Tea (Não Antes do Chá) e o retorno tem sido um sucesso.
Henry conta com a ajuda dos pais, mas ele mesmo se encarregou de desenhar o logotipo, criar a estratégia de marketing e as embalagens dos produtos.
O caso de Henry não é único. Historicamente, quem começa a empreender muito cedo tende a não parar de criar projetos. Alguns estudiosos comparam esse comportamento a um "vírus empreendedor".
De olho no potencial das crianças, o Brasil tem desenvolvido diversos projetos de estímulo ao empreendedorismo no ensino fundamental e médio. Um dos seus entusiastas é o professor Fernando Dolabela, que ajudou a implementar sua "pedagogia empreendedora" em centenas de escolas municipais.
De fato, todas as pessoas têm potencial para empreender. É nato para alguns, mas pode ser estimulado e desenvolvido nos demais. É lógico que algumas pessoas têm uma capacidade maior de enxergar as oportunidades e transformá-las em negócio. Mas isso é resultado não só do tino empresarial nato, mas do ambiente em que ele está inserido (família, cultura, referências, experiências).
Se a criança naturalmente segue na direção de criar e empreender é porque isso é sua vocação natural, algo agradável e gratificante para ela. Isso não tem nada a ver com o trabalho infantil forçado para ajudar nas despesas da família.
Sendo assim, os pais são fundamentais na hora de estimular o empreendedorismo dos filhos. Eles devem mostrar aos seus herdeiros o valor do trabalho, a importância de se lutar e se esforçar para alcançar seus objetivos, a disciplina inteligente (não a coercitiva), a importância de sonhar grande e os exemplos e as recompensas de quem faz diferença.
Viaje com as crianças para locais com diferentes culturas, estimule o trabalho nas férias e limite o valor da mesada, de forma que a criança aprenda a dar valor ao dinheiro e ao trabalho e queira buscar sua própria independência.
A escola também pode fazer sua parte, propondo atividades (gerar soluções para a reciclagem local do lixo, produzir um jornal da escola ou uma competição de robôs) que valorizem a criatividade e a solução de problemas reais, que será útil a qualquer que seja o caminho profissional do aluno. Durante esse processo, pais e professores devem não somente incentivar, mas também orientar a criança para que ela possa conciliar essa atividade empreendedora com outras importantes para sua fase, como os estudos, os amigos e o lazer.
Por fim, a veia empreendedora não atrai crianças muito apegadas às regras, presas aos diversos "isso não" que ouvem o tempo todo de pais e professores. A maior parte delas tem esse espírito empreendedor desde pequenas, mas os adultos teimam em "podar" os filhos para manter a "ordem e a disciplina". "Estimular o fazer, dar autonomia e alguma liberdade para a criança criar e realizar o que gosta é a chave para ela se desenvolver. Saber a dose de ‘nãos’ que devemos falar é uma equação muito difícil para pais e educadores".
Alexandre Nabil Ghobril é Professor do Mestrado Profissional em Administração do Desenvolvimento de Negócios da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
Sobre a Universidade Presbiteriana Mackenzie
A Universidade Presbiteriana Mackenzie está na 103º posição entre as melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação. Possui três campi no estado de São Paulo, em Higienópolis, Alphaville e Campinas. Os cursos oferecidos pelo Mackenzie contemplam Graduação, Pós-Graduação Mestrado e Doutorado, Pós-Graduação Especialização, Extensão, EaD, Cursos In Company e Centro de Línguas Estrangeiras.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>