Logo
Imprimir esta página

Senado analisa projeto sobre seguro obrigatório se tornar facultativo

pixabay pixabay

O senado analisa o projeto de lei que transforma o Seguro DPVAT em Seguro Facultativo de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre.

A proposta, de autoria do senador Randolfe Rodrigues (REDE/AP), altera a Lei 6.194/74, estabelecendo que o pagamento do Seguro DPVAT passa a ser facultativo, ficando o proprietário de veículo automotor de via terrestre que optar pelo seu não pagamento automaticamente excluído da cobertura do seguro.

Os danos pessoais cobertos pelo seguro permanecem os mesmos, com indenizações por morte, por invalidez permanente, total ou parcial, e por despesas de assistência médica e suplementares e nos valores.

O projeto determina ainda que o CNSP estabeleça anualmente o valor correspondente ao custo da emissão e da cobrança da apólice ou do bilhete do seguro facultativo.

Além disso, as seguradoras que comercializarem o seguro facultativo deverão repassar à Seguridade Social o equivalente a 50% do valor total do prêmio recolhido, soma que será destinada ao Sistema Único de Saúde-SUS, para custeio da assistência médico-hospitalar dos segurados vitimados em acidentes de trânsito.

Já o percentual de 10% do total dos valores arrecadados destinados à Previdência Social, do prêmio do Seguro Facultativo serão repassados mensalmente ao Coordenador do Sistema Nacional de Trânsito para aplicação exclusiva em programas educativos.

O senador argumenta que o projeto vai permitir que proprietário de veículo opte por pagar ou não o valor do DPVAT. Contudo, adverte que esse proprietário ficará descoberto da cobertura do seguro. “Dessa forma, o proprietário poderá decidir entre pagar e ter a importante cobertura estabelecida pela Lei 6.194/74, ou não pagar e decidir a melhor forma de se proteger, privilegiando a autonomia e a liberdade do cidadão”, acrescenta o parlamentar.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto