Logo
Imprimir esta página

Chuvas no RJ: segurados devem ter cuidado para não agravar o risco e perderem a indenização do seguro

pixabay pixabay

Com o temporal que atingiu o Rio de Janeiro nesta terça-feira (22), alguns prejuízos e transtornos foram causados. De acordo com o G1, desde a madrugada, uma chuva intensa atingiu vários pontos da capital, Niterói, São Gonçalo e Baixada Fluminense. Desde 8h15, o município do Rio está em estágio de atenção por causa da chuva.

No início da tarde, o Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que só na capital, já choveu mais nas últimas 24 horas do que o esperado para todo o mês.

Nesta situação, muitas pessoas tiveram seus bens prejudicados ou mesmo perdidos após o mau tempo, como queda de árvore em carros, água dentro de casa e até mesmo móveis e eletrodomésticos danificados.

Entretanto, quem tem seguro de automóvel e residencial pode ter ressarcimento de pelo menos parte dos danos. É preciso estar atento para não ter prejuízo desnecessário. No caso do Seguro Auto, de acordo com Dorival Alves, corretor de seguros, advogado e vice-presidente de Marketing da Fenacor, o ressarcimento da seguradora em relação ao patrimônio do consumidor depende mais especificamente da cobertura ajustada na apólice em questão.

“Quando da contratação do seguro automóvel, se o segurado contratou a apólice com a cobertura compreensiva, conhecida popularmente como seguro total, que garante os danos causados por roubo ou furto, colisão, incêndio/explosão acidental bem como os eventos da natureza (chuvas, enchentes, inundações, granizo, queda de barreiras), valendo também para veículos alagados em estacionamentos e garagens. A cobertura compreensiva é a cobertura mais completa, representando mais de 90% das garantias quando da contratação do seguro automóvel. É bom destacar que praticamente 100% dos profissionais corretores de seguros oferecem e negociam com os segurados a contratação desta garantia”, pontuou. “É importante esclarecer também que, após escolher a cobertura básica, digo, a cobertura compreensiva, garantia total, o segurado poderá incluir algumas garantias adicionais, tornando o seguro mais completo. Exemplos: carro reserva, vidros, danos morais, responsabilidade civil, entre outros”, completou Dorival.

“Se o Segurado se deparar com uma enchente, antes de tudo, é preciso manter a calma”, aconselhou o vice-presidente. “O segurado deve analisar a situação, verificando se é possível estacionar o carro em local seguro e aguardar a enchente passar. Se for necessário abandonar o carro, ele deverá fechar totalmente o veículo e procurar abrigo, de modo a preservar sua integridade física. Em seguida, ligar para o seu corretor de seguros ou para a seguradora e informar a situação através dos serviços de Assistência 24 Horas. É bom destacar que os números dos telefones estão disponíveis nas apólices, nos cartões de assistências ou cartão do próprio corretor de seguros. Após o comunicado, o serviço de assistência da seguradora deverá rebocar o veículo segurado para local seguro”, disse.

A sugestão é que o motorista do veículo segurado deve evitar o agravamento intencional do risco. “As seguradoras valorizam a vida dos seus segurados. Entendendo que, se para resguardar a vida for necessário abandonar o local da enchente, essa atitude tomada pelo segurado não deverá gerar a perda da cobertura”, acrescentou.

Dorival aconselhou que, após a enchente, o segurado ligue para o seu corretor ou para a central de atendimento da seguradora, detalhando o ocorrido e seguir as instruções dos atendentes que todas providências serão tomadas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto