Logo
Imprimir esta página

A Importância do Compliance nas Pequenas e Médias Empresas

A Importância do Compliance nas Pequenas e Médias Empresas

*Por Eduardo Tardelli

De janeiro a outubro de 2019, o total de processos trabalhistas registrados Tribunal Superior do Trabalho (TST) foi de 1,5 milhão. Este ano, com a pandemia do coronavírus, as ações dessa natureza estão perto de movimentar R$ 2 bilhões, de acordo com o Termômetro Covid-19 da Justiça do Trabalho. E os motivos para isso são diversos, porém, as empresas envolvidas com essa questão geralmente têm uma coisa em comum: não têm programas estruturados de compliance implementados internamente, apresentando, por isso, problemas com ética e regularização administrativo-financeira.

Infelizmente, a ausência de programas de compliance é quase total no universo das micro, pequenas e médias empresas no Brasil, o que é algo preocupante, uma vez que são extremamente importantes para que organizações de qualquer tamanho tenham regras de conduta ética, que ditem a rotina dos colaboradores e a forma como eles se relacionam entre si e com o ambiente externo. Além disso, a metodologia também permite avaliar documentos e mantê-los em conformidade com a lei, sobretudo no que tange questões contábeis, jurídicas, financeiras, ambientais, de segurança e, claro, trabalhistas, podendo, inclusive, prever riscos.

Outro ponto importante é a capacidade que os programas de ética e conduta têm de otimizar processos e controles internos, trazendo diversas vantagens, tal como a promoção de um ambiente de trabalho saudável; a redução de custos operacionais; a menor rotatividade em relação às contratações (candidatos mais inclinados aos valores da empresa); atuação preventiva contra riscos; maior segurança aos colaboradores; além da diminuição dos prejuízos financeiros relacionados à corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, roubos, ações trabalhistas, entre outros.

Afinal, toda empresa é feita de pessoas e, por isso, estão sujeitas a erros de julgamento ou de conduta. Adotar normas rígidas nesse âmbito garante maior proteção a empresa e aos funcionários, que terão guias a seguir em aspectos sensíveis. Ganha também a imagem externa da empresa, que passa a transparecer maior profissionalismo e ética frente a investidores, parceiros, clientes e ao mercado como um todo.

No universo trabalhista, soluções tecnológicas podem auxiliar esses programas, uma vez que conseguem fazer a coleta e análise de uma quantidade massiva de dados de forma rápida e assertiva a fim de garantir a idoneidade dos relacionamentos da empresa. Auditorias, background check, checagem de terceiros e due diligence são alguns exemplos de práticas comuns no compliance, que exigem uma averiguação completa de dados sobre pessoas físicas ou jurídicas.

Para empreendedores que tem dúvidas sobre o assunto, o caminho inicial para a criação de um código de ética em pequenas e médias empresas deve inspirar-se na portaria 2.279/15 da Controladoria Geral da União, e, desde o início, ser amplamente divulgado para a equipe, que fará o programa funcionar (ou não).

Lembre-se: adotar uma postura ética é um dever de cada cidadão, empresa e instituição, independentemente do seu tamanho e campo de atuação!

*Eduardo Tardelli é CEO da upLexis, empresa de software que desenvolve soluções de busca e estruturação de informações extraídas de grandes volumes de dados (Big Data) extraídos da internet e outras bases de conhecimento


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2024 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto