Logo
Imprimir esta página

Carta contemplada: consórcio como oportunidade de negócio

Comercializar o crédito após a contemplação oferece vantagens tanto para que vende como para quem compra.

Homem de terno posando para foto Descrição gerada automaticamenteO consórcio imobiliário atrai quem busca o primeiro imóvel ou, ainda, quem deseja ter uma carteira de bens para fazer da locação uma fonte de renda. Porém, a modalidade oferece uma vantagem desconhecida por muitos: a possibilidade de transformar a carta contemplada em uma oportunidade de negócio com rendimentos muito acima do mercado.

A contemplação, ou seja, a liberação do crédito contratado, pode não coincidir com o momento no qual o consorciado deseja adquirir ou reformar um imóvel. Nesses casos, o consorciado pode negociar sua carta com quem precisa do crédito mais rapidamente, uma transação que gera benefícios tanto para quem vende como para quem compra.

Para quem vende, os rendimentos dependem do total de parcelas que já foram pagas. Por exemplo, se o consorciado entrou em um grupo de 180 meses e foi contemplado no segundo mês, provavelmente ele terá um lucro maior em relação ao cliente contemplado no décimo mês e que também colocou a carta para negociação. Já para quem adquire uma carta contemplada, o benefício é poder usufruir imediatamente do valor, aumentando o poder de compra do imóvel.

Quando é feita uma negociação de compra e venda de carta contemplada, é cobrado o valor da compra, além das despesas tributárias da operação. Também estão contabilizadas as parcelas já pagas, o lance, os impostos, a comissão do consultor de vendas e o ganho financeiro solicitado no negócio.

“Esse valor depende da forma como o crédito foi contemplado, por sorteio ou por lance, e da quantidade de parcelas pagas. Quem recorre a esse tipo de transação geralmente paga um valor maior do que em um consórcio original. Mesmo assim, o negócio ainda é rentável porque, considerando o valor final do imóvel, ele ainda é bem mais econômico quando comparamos com outras alternativas, como o financiamento”, afirma Handerson Brito, gerente comercial da Ademilar Consórcio de Investimento Imobiliário.

Não há dúvidas de que negociar uma carta contemplada é uma operação vantajosa, porém, como todo investimento, é necessário ter algumas precauções. É essencial consultar a administradora de consórcio e esclarecer possíveis dúvidas. Depois dessa análise, recomenda-se fazer os cálculos e checar se o valor a ser pago é interessante. “Se a pessoa que tem interesse em comprar a carta contemplada tiver disponível um valor equivalente a pelo menos metade do valor do crédito, pode ser mais vantajoso adquirir um consórcio original e ofertar um lance, economizando, assim, o valor referente à comissão do vendedor da cota”, diz Brito.

A Ademilar não comercializa cartas contempladas, mas os consultores de venda da empresa fornecem o suporte necessário para quem decide realizar esse tipo de operação com segurança. A equipe supervisiona todo o processo, como a vistoria do imóvel e o levantamento da documentação necessária para a análise do comitê de crédito, que vai aprovar ou não a transação. “O ideal é que qualquer transferência de valores ocorra apenas depois de todos os trâmites burocráticos: vistoria do imóvel, processo aprovado, contrato e termos assinados”, encerra o gerente.

Sobre a Ademilar: A Ademilar Consórcio de Imóveis é uma marca do grupo Ademicon. Foi pioneira no país ao trabalhar especificamente com o consórcio imobiliário e está entre as dez maiores administradoras do Brasil no segmento, segundo ranking do Banco Central. Atendimento personalizado, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, e assessoria completa em todas as etapas do processo são os diferenciais da administradora, que tem sede em Curitiba e atuação nacional.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto