Logo
Imprimir esta página

Com alta temporada de IPOs, Mercer registra demanda recorde de programas de remuneração de longo prazo para altos executivos

Regras de governança exigem que recompensas sejam competitivas e totalmente alinhadas à perenidade do negócio

A temporada mais agitada de IPOs no Brasil desde 2007 tem gerado uma procura inédita pelo desenvolvimento de programas de remuneração executiva. A Mercer, líder global de consultoria em carreira, saúde, previdência e investimentos, confirma o aumento de solicitações, principalmente por parte de empresas interessadas em captar recursos para a expansão de seus negócios por meio da abertura de capital.

O processo para a realização de ofertas iniciais de ações inclui, entre outros requisitos, que as empresas façam roadshows bem-sucedidos com projeções financeiras e informações de governança que detalhem suas políticas e programas de remuneração.

“Um dos fatores que mais influencia o valor e o sucesso de uma empresa é a qualidade dos executivos que ela consegue atrair e manter em sua estrutura”, afirma Joaquim Patto, diretor da Mercer Brasil. “Para isso, é necessário que as recompensas estejam alinhadas com as necessidades do negócio, dos acionistas e dos próprios executivos, objetivando sempre a longevidade da organização”.

Programas pré e pós-IPO

De acordo com Patto, nessas situações, os esquemas de remuneração se dividem em duas categorias. Os programas pré-IPO tem como principal finalidade premiar os profissionais que contribuíram para o sucesso do negócio ao longo do tempo, assim como para os envolvidos no processo da abertura de capital bem-sucedida. Já os planos pós-IPO são mais focados na retenção e no alinhamento de interesses entre os executivos e a organização, normalmente vinculando essa recompensa ao valor das ações da empresa.

Fatores críticos

Além de considerar as melhores práticas de RH, o desenho de um programa de remuneração executiva se baseia no conhecimento profundo das estratégias de remuneração em vigor no mercado, na análise das que fazem sentido e na sua adequação à realidade do negócio de cada companhia.

“Adicionalmente, a Mercer tem como praxe utilizar o apoio especializado de escritórios de advocacia para que o desenho dos programas conte com a devida sustentação jurídica”, complementa o consultor.

De acordo com a Mercer, alguns dos principais fatores que precisam ser levados em conta na estruturação de um programa de remuneração executiva são:

1. O plano precisa ter um prazo de retenção relevante, ou seja, uma política de vesting que incentive a permanência dos executivos com alto desempenho.

2. Os valores previstos pelo programa, ao serem transformados em equity (ações), precisam ser competitivos no mercado em que a empresa atua.

3. O desenho do plano precisa contar com uma sólida sustentação societária, fiscal e trabalhista.

4. O alinhamento de interesses entre acionistas e executivos deve ser pleno.

5. O programa precisa estar 100% alinhado aos padrões de governança de uma empresa de capital aberto.

“Ter um plano de remuneração e bonificação de executivos bem-estruturado, factível, competitivo e mencionar isso corretamente no white paper e nos roadshows pode fazer toda a diferença para o IPO de uma empresa ser um sucesso ou não”, finaliza Patto.

Sobre a Mercer

A Mercer oferece aconselhamento e soluções orientadas à tecnologia que ajudam as organizações a atender às necessidades de carreira, previdência, investimentos e saúde de uma força de trabalho em constante mudança. São mais de 25.000 funcionários localizados em 44 países e com atuação em mais de 130. A Mercer é uma subsidiária integral da Marsh & McLennan Companies (NYSE: MMC), a principal empresa global de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoas. Com mais de 76 mil colegas e receita anual de mais de US$ 17 bilhões, a Marsh & McLennan apoia seus clientes a navegar em um ambiente cada vez mais dinâmico e complexo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto