Logo
Imprimir esta página

Filantropia Premiável foi tema de live no FIFE 2020

A Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) participou, no dia 27, do Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica – FIFE 2020. A modalidade Filantropia Premiável foi tema da live Título de Capitalização: um novo instrumento de captação de recursos para o terceiro setor. O debate mostrou como funciona e as aplicações do produto para o desenvolvimento da filantropia no Brasil.

Carlos Alberto Corrêa, diretor executivo da FenaCap e mediador do encontro, iniciou a live explicando o papel da FenaCap, entidade que representa as 14 empresas que comercializam títulos de capitalização no país. “A FenaCap tem o papel institucional de fortalecer o mercado de Capitalização”, explicou o executivo. Natanael de Castro, presidente da Comissão de Produtos e Coordenação da FenaCap , apresentou as seis modalidades de títulos existentes e suas diversas aplicações. “A Capitalização viabiliza projetos, porque é um produto financeiro extremamente versátil, sofisticado, que permite adequações às necessidades das pessoas e das empresas”, detalhou, apresentando também informações sobre o desempenho do mercado que, até junho deste ano, mesmo em meio à pandemia, devolveu à sociedade mais de R$ 10 bilhões em resgates, sorteios e tributos pagos.

O produto de Filantropia Premiável é exclusivo para quem deseja apoiar entidades filantrópicas e ainda concorrer a prêmios em dinheiro durante toda a vigência do plano de capitalização. Embora algumas empresas já comercializassem produtos com objetivo de captar recursos para instituições com atuação social, foi em 2018, após a edição do novo marco regulatório do setor de Capitalização, que o Filantropia Premiável ganhou força, “Esse tipo de produto já vinha sendo pensado há muito tempo e a modalidade foi tomando uma proporção que ganhou um olhar diferente da Susep e do mercado para que se criasse uma modalidade específica para esse fim”, lembrou Eduardo Berto, coordenador do Grupo de Trabalho da Modalidade Filantropia Premiável da FenaCap. A regulamentação trouxe mais segurança jurídica e mais transparência às relações de consumo e fez com que o produto deslanchasse. No primeiro semestre de 2020, o setor repassou R$ 350 milhões a filantrópicas.

A última parte do debate abordou os aspectos legais das operações com títulos da modalidade de Filantropia Premível e a presidente da Comissão Jurídica e de Controles Internos da FenaCap, Simone Ayub Moregola, explicou o ciclo de vida dos produtos de filantropia, e mostrou um passo a passo do contrato entre uma Organização de Sociedade Civil (OSCS) e as empresas de títulos de capitalização, “Quase tudo é permitido, desde que esteja dentro da legislação. Cada passo é altamente regulado”, destacou. Experiências de entidades parceiras, como o Centro Infantil Boldrini, referência no tratamento de câncer infantil no Brasil, foram apresentadas em vídeo, no encerramento da live. Na sequência, os palestrantes responderam a perguntas dos participantes, detalhando aspectos da operação, tais como requisitos exigidos para o desenvolvimento de parcerias entre filantrópicas e empresas de capitalização.

FIFE 2020 - Fórum Interamericano de Filantropia Estratégica

É o maior evento voltado à gestão de organizações do Terceiro Setor do país. A última edição aconteceu entre os dias 25 e 28 de agosto, em uma versão 100% on-line. Em 2021, o Fórum será presencial, em Florianópolis.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto