Logo
Imprimir esta página

Adiamento da LGPD Para 2021 dá Mais Tempo Para Adaptação de Governo e Empresas

Insegurança jurídica e falta de estrutura para aplicação da legislação são principais desafios

Nesta semana, a Câmara dos Deputados adiou para 1o. de janeiro de 2021 a entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O projeto ainda terá de passar pelo Senado. No Legislativo e no Judiciário, havia receio quanto à insegurança jurídica gerada pela aplicação das multas de até 2% do faturamento das empresas que não cumprissem a legislação, com limite de 50 milhões de reais. A lei prevê ainda a criação da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), órgão colegiado que será vinculado à Presidência da República e que congregará membros do Executivo, Legislativo, Judiciário e da sociedade civil.

Para Luiz Carlos Corrêa, coordenador da pós-graduação em Direito Digital da ESPM e membro da Comissão de Direito Digital da OAB-SP, o adiamento da LGPD dará mais tempo aos órgãos públicos e empresas para se adaptar. "Para que a LGPD seja efetiva, é necessário que haja uma estrutura que tenha recursos para orientar, investigar e se for necessário punir eventuais violações das normas regulatórias. Mas, além da criação da ANPD, os demais órgãos da sociedade civil também terão que se adaptar. Um ponto central é como os órgãos públicos protegerão os seus próprios dados a partir dessa normativa", afirma.

Mesmo com o adiamento da entrada em vigor da LGPD, Corrêa afirma que já há uma movimentação de adequação às normativas: "Muitas instituições estão tomando como referência as leis de dados vigentes na União Europeia e do Marco Civil da Internet, também chamado ‘Constituição da Internet’, e atualizando os termos de utilização dos usuários que acessam websites ou utilizam serviços online". Porém, ele alerta que a LGPD sozinha ainda não dá conta de proteger os usuários. "É possível que infratores passem a utilizar provedores de outros países para driblar a legislação após a entrada em vigor. A aplicação dessa lei não será simples", afirma.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto