Logo
Imprimir esta página

Como explicar os números negativos das empresas familiares?

pixabay pixabay

É cada vez menor o número de empresas familiares que sobrevivem à terceira geração

Infelizmente é comum que os conflitos entre as gerações interfiram negativamente na administração do negócio

Não é incomum encontrar empresas cujo comando vai passando de pais para filhos, os quais administram ou acompanham de perto a gestão delas. Isso é o que recebe a denominação de empresas familiares. Mas, nos últimos anos, seu número vem diminuindo.

De acordo com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC) de Sergipe, em texto publicado pelo site Jusbrasil, não é fácil manter este tipo de empresa aberta quando chega o momento da transição para a segunda e terceira gerações. Prova disso é que, matéria da Revista HSM Management publicada em 2003 já alertava que, a cada 100 delas, só 30 sobreviviam à mudança de bastão para os filhos e apenas 5 para os netos.

Conflito de gerações é a principal causa

Infelizmente é comum que os conflitos entre as gerações interfiram negativamente na administração do negócio. Desentendimentos e divergências de ideias podem tornar a situação insustentável, a ponto de resultarem na venda da empresa ou até no encerramento das atividades, dependendo da saúde financeira dela.

A solução para isso, de acordo com Domingos Ricca, sócio-diretor da Ricca e Associados, está no eficaz planejamento sucessório, preparando os herdeiros para, aos poucos, assumirem o comando de forma bastante responsável e profissional, conhecendo cada setor e/ou etapa do trabalho realizado.

Com isso, cada um dará a sua contribuição para o sucesso da marca, consolidando-a ainda mais: os mais velhos têm experiência e conhecimento sobre o negócio, ao passo que os mais jovens geralmente sabem mais sobre inovações de ordem técnica e tecnológica. O segredo é equilibrar estas visões para que a empresa lucre com isso.


Um caso de sucesso

O Solar do Imperador, com mais de 30 anos de existência e localizado em Porto Seguro – BA, está passando por este período de transição. Charbel Spinelli Tauil, neto dos fundadores do empreendimento, conta que seus avós eram empreendedores e que, ao se aposentarem, deram início às atividades do Solar.

Após o falecimento do patriarca, Ivan Rodrigues, Georgette começou a administrar o Solar em conjunto com os filhos e, meses depois, Charbel assumiu a diretoria geral junto com a avó.

De acordo com Tauil, é muito bom poder contar com a experiência e o apoio de Georgette, que relata também estar feliz por acompanhar de perto a evolução e o sucesso do neto como gestor, podendo ajudar a apontar caminhos e aconselhar sempre que surge alguma situação mais complexa ou atípica.

Segundo eles, quem ganha com tudo isso é o Solar, que a cada dia acumula mais avaliações positivas em sites especializados e tem construído a reputação de ser um dos melhores hotéis de Porto Seguro, contrariando qualquer estatística e chegando a terceira geração com muito sucesso.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto