O recadastramento foi um sucesso. Mais de 99% dos corretores se recadastraram até 31/07/2020
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Armando Luis Francisco
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Estava aguardando o encerramento do prazo estendido do recadastramento dos corretores de seguros. E a notícia era a mesma que eu já sabia: Corretores já haviam se recadastrado.
A análise simples foi que:
1 - Mais de 99% - quase a totalidade - se recadastrou até 31/07/2020.
2 - Menos de 1% se beneficiou da liminar concedida em mais 14 dias de prorrogação (14/08/2020).
3 - Esses menos de 1% teriam se recadastrado de qualquer jeito, depois que parassem a produção nas seguradoras e o recebimento das comissões.
4 - Foi bom, de certa forma, a prorrogação por medida judicial, porque assim se viu que a quase totalidade dos corretores de seguros não ficaram atrasados com a obrigação de fazer.
5 - Nos últimos dias, o número de recadastrados retrocedeu. Sobre Isto, entretanto, escreverei em outro momento.
6 - ...
Agora, com o recadastramento em dia, na maior operação de recadastramento de corretores de seguros já feita, será que precisaremos mesmo de outros recadastramentos?
Do jeito que foi feito, com toda a base de dados realmente atualizada, pedir outro recadastramento será evidentemente desnecessário. O controle total dos corretores de seguros, ainda bem por isso, e por estar nas mãos da autarquia, é a garantia de que este pode ter sido o último recadastramento que o corretor deveriam enfrentar. Porque o governo tem agora em seus sistemas toda a vida dos corretores de seguros. E poderá controlar e fiscalizar com disposição ímpar. Ademais, todo corretor conhece as regras para atualizar sua base de dados a qualquer momento. Se mudar de endereço, se desistir da profissão e se alterar algo que precise informar à Susep.
Terminando. O fato é simples: Muitos consideraram a ação da representatividade desnecessária, inócua e de propaganda negativa para nossa profissão perante o governo. Mas em toda a ação, mesmo que improdutiva, podemos ver algum resultado favorável. Assim, enxergamos que a quase totalidade dos corretores de seguro não precisou dessa ajuda. Mesmo assim, sempre devemos agradecer as medidas em favor dos profissionais brasileiros.
De qualquer forma, a maior conclusão é:
6 - O número de corretores é quase 100 mil entre jurídicas e naturais. Mas o número geral de corretoras (e corretores) produtivas não passa de 60 mil. Um número pífio para quem sabe o potencial para ser explorado.
Armando Luis Francisco
Jornalista e Corretor de Seguros
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>
Itens relacionados::
- A Arquitetura da Confiança: Por que a Regulação Imparcial é a Viga Mestra de um Mercado Justo
- A Fria Burocrática: Como a CP CNSP 005/2025 Criou uma Armadilha para a Própria SUSEP
- A Beleza Única da CP CNSP 005/2025 É a Intenção
- O Elefante e a Formiguinha: Um Conto Inseguro
- A Norma que Saiu da Prateleira, Pois Talvez Foi Criada com o Sangue do Corretor
- O Vazio e o Olhar: Contra a Norma que Ignora o Engenho dos Homens
- O Espólio do Engenho : O Abandono do Homem na Contabilidade da Autorregulação
- O Constrangimento Impositivo: O Destino Inexorável da CNSP 005/2025 diante do Juízo e da Justiça
- Beleza ferida e o opróbrio do Estado: CNSP CP 005/2025 e o exílio do ideal jurídico brasileiro
- Carta Aberta sobre a Ilegalidade Manifesta da Consulta Pública CNSP 005/2025 e o Dever Estatutário de Defesa da Categoria
- Carta Aberta ao Ilustríssimo Senhor Superintendente da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP)
- Corretor de Seguros: O grande fracasso de uma categoria