Logo
Imprimir esta página

Marketing estratégico pode garantir a sobrevivência do pequeno negócio durante e depois da pandemia

pixabay pixabay

Especialista relaciona cinco ações para serem colocadas em prática de imediato

Segundo levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um total de 716,4 mil empresas fecharam as portas em definitivo na pandemia até a primeira quinzena de junho de 2020. Outros dados levantados pelo IBGE, mostram que as pequenas empresas, com até 49 funcionários, representaram 99,8% dos negócios encerrados; as médias, 0,2%.

Essas estatísticas são indicativos de que as pequenas empresas terão de profissionalizar sua gestão e desenvolver seu marketing (especialmente digital) se desejarem sobreviver durante e depois da pandemia. “O papel do Marketing [estratégico] é gerar clientes dispostos a comprar. Isso implica em fazer do negócio não apenas visível e disponível, mas também mais desejável, útil e agradável do que seus concorrentes e substitutos”, destaca Frederico Burlamaqui, líder da marketingestrategia.com.br .

A seguir, Burlamaqui relaciona cinco ações estratégicas imprescindíveis para a sobrevivência do pequeno negócio durante e depois da pandemia que precisam ser colocadas em prática de imediato.

1 - Adequação Digital básica

Estruturar processos enxutos de Marketing Digital, visando maior alcance de sua comunicação e venda dentro do seu nicho de mercado e comunidade. Implantar no mínimo um site básico com qualidade (alinhado com a expertise da empresa e o momento digital da sociedade) e redes sociais, porém de uma forma eficaz - adotando processos inteligentes como SEO, SEM, funil de vendas, Jornada digital de compra, atendimento 4.0, etc.

2 - Posicionamento de Marca

O ponto do negócio bem localizado e a disponibilidade constante já não bastam. A Marca precisa de um posicionamento bastante claro. Que “dor” do consumidor ela cura e porque ela cura melhor que seus concorrentes e equivalentes, pela perspectiva do consumidor.

3 - Design.

Desdobrar o Posicionamento de Marca em uma identidade visual pertinente, coerente e persuasiva para atingir e fidelizar o perfil de consumidor desejado. Que seja reflexo daquilo que a empresa é no seu melhor.

4 - Atendimento 4.0

Além do ótimo atendimento no ponto de venda, agora esse mesmo atendimento precisa ser desdobrado digitalmente. A empresa precisa responder rapidamente e de forma encantadora em todos os novos canais de contato - site, e-mail, Google Places, Mídias Sociais, WhatsApp, entre outros que forem utilizados.

5 - Experiência Omnichannel

A experiência positiva que o cliente tem na sua loja, ele precisa ter em todos os pontos de contato com sua Marca. Sejam eles físicos ou digitais. Independentemente de como o cliente faça contato ou interaja com sua empresa, ele precisa sentir-se tão bem como se sentiria falando diretamente com você.

Sobre Frederico Burlamaqui

Frederico Burlamaqui (@fredburlamaqui) atua há 20 anos nas áreas de marketing e estratégia e nesse período ajudou diversas empresas a construírem Marcas Líderes, que geram maiores lucros e conquistam clientes. Tem se destacado em sua trajetória profissional e, em especial, neste momento de COVID-19, como mentor em marcas, gestão, negócios e vendas.

A consultoria marketingestrategia.com.br liderada por Burlamaqui é campeã em recomendações na região Sul do Brasil, de acordo com o Google Places.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto