Logo
Imprimir esta página

FASS (Fonseca Assis Advogados) ajuda empresas a definir melhor forma de aportar recursos nas empresas

Escritório especializado em direito empresarial e digital, auxilia empresas no processo decisório sobre melhor opção de aporte para garantir a sobrevivência e continuidade da companhia

Toda sociedade empresarial precisa de recursos financeiros para iniciar e prosseguir com suas atividades comerciais, seja para pagamento de aluguel, energia elétrica, empregados, compra de mercadorias e outras despesas. Em um primeiro momento, os aportes financeiros são realizados como capital social da empresa, como investimentos fixos para aquisição de máquinas, equipamentos, imóveis, móveis, entre outros; capital de giro para viabilizar o dia a dia empresa; e como caixa para compra de mercadorias para o estoque, contas a receber, etc.

Com o tempo é necessário injetar novos recursos na empresa, que podem ser alocados na sociedade como capitalização ou financiamento. "Na primeira opção, o sócio eleva o capital social da empresa por meio da subscrição e integralização de novas quotas e integralização de recursos, que permanecem na própria companhia, sem que seja preciso restituir o capital integralizado pelo sócio", explica Guilherme Guaitolini, advogado e sócio do escritório Fass - Fonseca Assis Advogados.

No caso de a empresa optar pelo financiamento, ela passa a ser devedora daqueles que aportaram os recursos, pois a aplicação financeira pode ser feita pelos sócios ou por terceiros (como as instituições financeiras). "Neste momento, com os prejuízos gerados pelas medidas de combater o COVID-19, é certo que muitas sociedades empresariais precisarão receber aportes dos sócios ou de terceiros para se organizar e sobreviver. Por isto, é importante definir qual é o melhor meio para fazer este investimento, que depende da condição atual e das perspectivas dos negócios", destaca o advogado da Fass.

Segundo ele, algumas premissas que podem ajudar na decisão sobre o meio mais adequado de aportar os recursos são:

1) Os sócios têm interesse no retorno dos recursos aplicados ou o negócio pode operar com dívidas com os sócios? Se positivo, é recomendado fazer um mútuo (financiamento) dos sócios para a empresa.

Nesta opção é preciso ficar atento porque a empresa ficará com uma dívida e poderá prejudicar a obtenção de algumas linhas de financiamentos bancários ou perda de índices econômicos que influenciam na participação em licitações.

2) Os sócios não têm interesse no retorno dos valores investidos ou o negócio não pode operar com dívidas? Se positivo, é recomendado operar com o aumento de capital social da empresa (capitalização).

Esta é uma boa alternativa quando, por exemplo, há a necessidade de melhorar os índices financeiros para viabilizar a participação em licitações ou os sócios precisam elevar o financiamento da operação e não poderão retirar os valores que ingressaram no caixa da empresa.

"Como o prejuízo financeiro gerado pelas medidas sanitárias para combater o COVID-19 tende a ser provisório, o financiamento é uma opção melhor neste caso, pois oferece aos empreendedores os recursos necessários para manter as operações da empresa e motivação na busca pelo crescimento e estabilização dos negócios a fim de pagar o empréstimo e gerar capital de reserva", aponta Guaitolini.

Mas o ideal é que os sócios contem com o apoio de um parceiro capaz de oferecer assessoria jurídica para definir qual é a solução mais adequada para seu caso específico. "Isto porque o cotidiano e os resultados empresariais dependem de muitos fatores: resultados financeiros e comerciais, legislações vigentes, tributações, fatores mercadológicos etc., que precisam ser considerados para definição de aportes em diferentes momentos", completa o executivo da Fass.

Sobre a Fass - Fonseca Assis Advogados

Fundada há 17 anos em Vitória, no Espírito Santo, a Fass - Fonseca Assis Advogados e Consultores é um escritório de advocacia empresarial, especializado nas áreas de Comércio Exterior, Tributário, Societário, Empresarial, Trabalhista, Digital e Tecnológico, com portfólio completo de serviços jurídicos. Com 30 profissionais altamente especializados em diferentes áreas do Direito, o escritório diferencia-se no mercado por traduzir a linguagem jurídica de forma objetiva e clara para seus clientes, com destaque para a organização de startups de tecnologia, facilitando o entendimento das leis e o cumprimento das exigências legais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto