Logo
Imprimir esta página

Crise da pandemia testa poder de liderança nas empresas

Crise da pandemia testa poder de liderança nas empresas

Para Hamilton Ibanes, consultor da MESA Corporate Governance, momento exige atenção a três condições primordiais: motivação, alinhamento e realização

*Por Hamilton Ibanes

O contexto atual exige de todos os líderes algumas características importantes, para que possam conduzir empresas e pessoas no desafio de atravessar uma crise severa e profunda. Desafios não aparecem somente em momentos de crise, mas são o combustível de avanços humanos e um agente revelador de lideranças.

Para avançar neste tema pode-se iniciar questionando: “Quem é líder?” A isto muitos responderão que líderes são os chefes! Mas, quando ainda projetos de vida no ventre materno, quem nos orientou como ajeitar-se, respirar, livrar-se do cordão umbilical no pescoço, entre outras tarefas necessárias ao desenvolvimento de nossa vida? O ato de nascer tem o impulso vital de ação à frente, de romper o status quo, de projetar o futuro, de lançar-se no desconhecido. Estes são alguns dos atributos da liderança e neste sentido todos iniciamos a viver como líderes.

Tendo isto como pano de fundo e nos transpondo para o âmbito de uma empresa, a crise pode ser definida como um momento perigoso ou difícil, com alcance para afetar processos de evolução ou continuidade, que pode ser classificada nas seguintes categorias: Familiar, Mão de Obra, Ética, de Imagem, Econômica e Política.

Como numa gestação, cabe à liderança estabelecer a direção, estimular a si mesmo e outros a agir do modo correto, fazer a coisa certa, para seguir em frente. Para possibilitar isso tem que criar, motivar e inspirar as pessoas a alcançarem a visão de futuro da empresa.

E quais são os desafios da liderança nos momentos de crise? Mais do que em situações tranquilas, o bom líder deve preocupar-se com três condições primordiais: motivação, alinhamento e realização.

A motivação, pode ser definida como propulsora para ação, e depende muito da vontade própria e do ambiente. O líder sabe que criar condições que estimulem a motivação é mais importante do que recuperar os desmotivados. Ouvir a todos, cumprimentar e ser respeitoso com as pessoas, são atos simples que impulsionam o ambiente motivador. Por outro lado, gritar, ignorar as pessoas, viver de cara amarrada, são comportamentos que tornarão o ambiente propício à desmotivação. Portanto, vale ficar atento às atitudes que promovem colaboração, empatia, autoconfiança.

Outro aspecto a considerar é o alinhamento. A frase tão usual “estamos todos na mesma página”, que tem servido para exemplificar o alinhamento entre as pessoas, pede cuidado em sua aplicação. Estamos na mesma página, mas de que livro? Estar na página 3 ou 4 - ou qual seja - em livros distintos, ou parecidos, não significa que estamos todos alinhados. A clareza de onde estamos e da nossa direção, têm que ser exaustivamente discutida, para efetivamente estarmos todos na mesma página do mesmo livro.

Finalmente, precisamos manter firme o propósito de realizar o que nos comprometemos, seja a receita oriunda das vendas, os custos e despesas planejados, bem como o resultado positivo para dar sustentação aos negócios. A realização exige foco, trabalho em equipe e persistência, para que as metas sejam atingidas.

Jamais nos esqueçamos que a liderança pode conduzir vários passageiros, como numa viagem de carro, mas para liderar pessoas precisamos, antes de tudo, saber dirigir nosso próprio veículo pela estrada da vida.

*Hamilton Ibanes é consultor da MESA Corporate Governance


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto