Logo
Imprimir esta página

Mentiras no currículo: distorções que colocam a ética em jogo

Mentiras no currículo: distorções que colocam a ética em jogo

por Cláudia Avilar*

Atualmente, temos tido um contato maior com notícias a respeito de mentiras, fraudes ou erros em currículos. Embora seja uma temática recorrente para quem atua no meio corporativo e, principalmente, em processos seletivos, o assunto ganhou destaque em razão das atuais manchetes envolvendo ministros.

Independentemente de ocorrer em órgãos públicos, privados ou no terceiro setor, a prática existe e demonstra a importância de um processo de contratação apurado e completo. Deixar passar uma informação relevante na rotina de recrutamento e seleção traz um risco real e significativo de ter na equipe um profissional que não possui as competências indicadas e não ser é confiável quando se trata de questões éticas.

Sabe-se que os profissionais em geral procuram formas de deixar seus currículos mais atrativos perante os olhos dos futuros empregadores e, no caso de figuras públicas e políticas, para a sociedade como um todo. Entretanto, além do embelezamento das informações, há também a mentira propriamente dita. Uma informação manipulada ou criada que possa cumprir este mesmo objetivo: refletir uma imagem positiva de si e de sua trajetória, de uma forma artificialmente melhorada.

As mentiras mais comuns se referem a formações acadêmicas, fluência em idiomas, atividades executadas, expertises e passagens em empresas específicas. Muitos profissionais em busca de oportunidades no mercado de trabalho argumentam sobre a dificuldade de conseguir um espaço e sobre diversos empecilhos e requisitos colocados pelas empresas para estarem aptos a uma vaga específica. Neste caso, o sentimento de inadequação ou de injustiça também pode levar este profissional a mentir no currículo para corresponder ao que é esperado por aquele grupo.

São diversas possibilidades de motivação para este comportamento. Embora a intenção não mude o fato em si, esta atitude pode refletir mais sobre o perfil do colaborador do que simplesmente a distorção de dados sobre sua trajetória de trabalho. Pode representar desde má intenção e falta de transparência até como ele age quando se vê encurralado em uma situação, com medo ou receio de ser julgado, além de inúmeras alternativas atreladas à sua ética pessoal.

Para os profissionais que atuam em processo de recrutamento, é cada vez mais importante o uso de ferramentas e recursos para realizar as verificações durante o processo seletivo para poder conhecer quem é o seu futuro colaborador. Neste contexto, duas importantes práticas são o background check e a avaliação do perfil ético, metodologias que se complementam na busca de uma certificação sobre a trajetória do profissional, somado a uma análise mais aprofundada sobre sua ótica moral a respeito de questões éticas.

Atualmente, contratar um colaborador vai muito além de buscar uma pessoa com determinadas competências técnicas e experiências. Trata-se de alguém que atrelará, em menor ou maior grau, a sua imagem à da empresa, e que terá alçadas e responsabilidades dentro da organização. Tanto para o profissional quanto para o empregador, a entrada em um ambiente de trabalho significa o estabelecimento de uma relação.

E o processo de recrutamento e seleção é chave para que sejam contratados os profissionais com os perfis adequados e que estejam, de fato, alinhados com os valores corporativos. Além disso, a transparência, tanto por parte do empregador quanto do candidato, é condição essencial para um alinhamento positivo e uma relação profissional saudável.

*Cláudia Avilar é consultora pleno de Compliance da ICTS Protiviti, empresa especializada em soluções para gestão de riscos, compliance, auditoria interna, investigação, proteção e privacidade de dados, única empresa de consultoria reconhecida como Empresa Pró-Ética por quatro anos consecutivos.

Sobre a ICTS Protiviti

A ICTS Protiviti é uma empresa brasileira que combina o alcance global e o conhecimento e inovação em gestão de riscos, compliance, auditoria, investigação e proteção de dados da Protiviti, com a segurança, eficiência e independência da plataforma tecnológica de serviços especializados da ICTS Outsourcing (canal de denúncias, diligência de terceiros, monitoramento de fraudes e de comportamentos antiéticos, e treinamentos on-line).

A união de deep expertise, com capacidade de transformação e excelência operacional, proporciona aos seus clientes um portfólio abrangente de soluções que endereçam os principais riscos, problemas e desafios de negócio, protegendo e maximizando o valor das organizações, e ajudando seus líderes a encararem o futuro com confiança e alcançarem resultados extraordinários num mundo dinâmico.

Reconhecida como Empresa Pró-Ética por 3 anos consecutivos, conta no Brasil com mais de 300 profissionais em 4 escritórios - São Paulo, Barueri, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, que atendem cerca de 600 empresas de diferentes portes e segmentos.

No mundo, são mais de 4.500 profissionais atuando por meio de uma rede de subsidiárias e firmas-membro independentes. Empresa reconhecida como Great Place To Work e com faturamento anual superior a USD 1 bilhão, opera 85 escritórios em 27 países, que atendem a 60% das empresas da FORTUNE 1000®.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2025 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto