Como estruturar equipes de marketing e vendas em tempos de pandemia?
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Juliana Garcia
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No cenário da COVID-19, que acabou afastando os consumidores das marcas, estabelecer estratégias que proporcionem experiências memoráveis e satisfação do cliente nunca foi tão importante
*Por Eloísa Mendes
A atual crise de coronavírus tem transformado todas as esferas da sociedade global. Quando pensamos no universo corporativo, as empresas estão precisando se reinventar para permanecerem com suas operações ativas. Com o isolamento social, determinado como medida para diminuir a contaminação pelo vírus, o modelo de home office, por exemplo, pouco aplicado entre as instituições antes da COVID-19, agora é uma estratégia fundamental.
Para se ter uma ideia, de acordo com um estudo realizado pela plataforma Capterra, do Gartner, 55% das pequenas empresas brasileiras não adotavam o home office antes do coronavírus. A pesquisa aponta ainda que, dos entrevistados, 43% das companhias compraram ou instalaram novos softwares para operar remotamente, e 25% tem planos de realizar essa estratégia.
Diante deste cenário, não basta apenas implementar soluções tecnológicas nas operações das empresas. É preciso, sobretudo, desenvolver estratégias que façam com que todo o quadro de profissionais continue exercendo suas funções, com disciplina e de forma eficiente. No caso das equipes de marketing e vendas, por exemplo, o líder tem papel fundamental para que esses setores continuem atuando. Nesse sentido, quais são as melhores estratégias a serem adotadas? Como mobilizar todo o time em suas atividades? Confira a análise que fiz sobre o assunto!
Geração de resultados em tempos de home office
Não há dúvidas de que estabelecer um trabalho produtivo, com foco no cliente, é fundamental para qualquer setor corporativo. Quando pensamos nas equipes de vendas e marketing, essa estratégia é ainda mais indispensável. Digo isso porque uma vez que o contato físico com o consumidor acabou sendo alterado pelo coronavírus – visto que muitas empresas precisaram fechar suas portas –, desenvolver novas formas de comunicação e proximidade com o público é essencial.
Dessa forma, quando pensamos em campanhas de marketing, acredito que a criação de propagandas que apelem para o lado emocional do consumidor seja uma boa estratégia. O público como um todo está fragilizado com a atual situação, então pense na oportunidade não de apenas apresentar sua empresa, mas manifestar preocupação e empatia com a causa. É importante, ainda, mobilizar as pessoas e estar disposto a ajudar, de alguma forma, no combate ao vírus.
No caso do setor de vendas, buscar por estratégias que aproximem os consumidores da marca é essencial. Nesse sentido, é possível pensar em atendimentos personalizados ou novos canais de comunicação com o cliente. Além disso, enfatizando o parágrafo anterior, ter empatia e mostrar solidariedade é um fator de peso.
Mobilizando todo o time em prol do negócio
Não há dúvidas, enfrentamos uma crise talvez nunca vista na nossa sociedade. Então, é importante enxergar o momento como uma oportunidade para buscar por inovação e se reinventar. No âmbito empresarial, ideia é aprimorar e otimizar o negócio, repensar as estratégias e o dia a dia das operações. Assim, o líder exerce um papel essencial, uma vez que ele será o responsável por conduzir qualquer transformação.
Também é função do gestor mobilizar seu time, incentivando e apoiando todos para que, mesmo cada um em sua casa, a equipe consiga atuar de forma coordenada e de acordo com toda a estratégia organizacional. Estar sempre por perto torna-se fundamental, oferecendo apoio e estabelecendo uma comunicação com os colaboradores.
Afinal, esse período é desafiador e exige resiliência de todos, mas é apenas uma fase, que logo vai passar.
*Eloísa Mendes é especialista em Marketing da Lumen IT, licenciada pela Rock Content em Marketing de Conteúdo Avançado.
Sobre a Lumen IT/BPO
Presente no mercado há 16 anos, a Lumen IT é uma empresa de Tecnologia da Informação (TI) especializada em soluções fiscais, que se consolidou no mercado em sua primeira década de atuação. No segmento, é considerada a empresa que mais cresceu no setor nos últimos dois anos, cerca de 200%. A Lumen IT, é uma empresa com foco em soluções fiscais, seja implementação de softwares, outsourcing de serviços, “full” Compliance”, entre outros. Sua atuação abrange a apuração dos impostos diretos e indiretos em todo território nacional, tais como: ICMS, IPI e ISS, até a geração de arquivos magnéticos para todas as instâncias de fiscalização (IN86, IN100/ MANAD, CAT, Sintegra, Estados do Nordeste, ECF, etc), bem como a geração e validação dos arquivos referente ao Sped Fiscal, Sped Contábil e Sped Contribuições (Pis&Cofins). Em sua carteira de clientes constam nomes como: Dafiti, Total Lubrificantes, Serilon, Martin Sprocketer, Buscapé, Margirius, Epharma, CNova, Grupo Multi e Cinemark.
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