Logo
Imprimir esta página

Integração de conhecimentos: a única maneira de acompanhar as jornadas dos consumidores

pixabay pixabay

Somente uma agência consegue reunir o vasto know how necessário à comunicação multiplataformas.

Já há um bom tempo, fórmulas simples e modelos pré-estabelecidos não dão conta da tarefa de definir os melhores canais para o contato com os vários integrantes de um público-alvo. Afinal, qualquer pessoa tem hoje acesso, a todo instante, a inúmeras fontes de mensagens e informações, e pode escolher quando e como acessará cada uma delas.

Propondo-se a impactar, da maneira mais personalizada possível, e nos mais diversos momentos, as várias personas e os públicos de interesse de uma marca, a comunicação multiplataformas é, certamente, o conceito mais capaz de responder a esse desafio.

Entre outras coisas, essa proposta exige considerar uma quantidade já quase incontável, mas ainda crescente, de meios on e offline. Também requer a criação da mensagem mais adequada aos vários targets, e sua entrega no momento mais adequado a cada um deles. Tarefa nada trivial, não é?

Também não é simples obter os conhecimentos necessários à atuação nesse universo tão complexo. Há porém, como você verá na sequência desse texto, algumas rotas que podem conduzir a esse objetivo.

A tecnologia nada é sem ideias

À primeira vista, a tecnologia parece ser o recurso básico de uma estratégia multiplataformas eficaz. Mas não é bem assim. Obviamente, deve-se conhecer as potencialidades tecnológicas abertas pelos vários canais, e dispor de ferramentas para lidar com a enorme quantidade de dados que lhe permitem tratar da maneira mais personalizada possível os vários perfis de seu público.

Mas todo esse conhecimento será inútil sem a capacidade de elaborar conteúdos e mensagens engajadoras, nos modelos próprios para o uso das várias plataformas - entre eles, as narrativas de storytelling -, e de considerar toda a jornada de compras do consumidor nos vários universos, físico e digital. Dificilmente um único profissional reunirá todo esse know kow, muito mais viável em uma equipe que atua integrada em uma agência.

E a própria agência deve agregar profissionais com expertises diferentes: redação, design, mídia, social media, entre outros. Se possível também com conhecimentos - ou ao menos interesse -, em áreas como psicologia e análise de dados.

Ambiente múltiplo para as multiplataformas

Além de habilidades distintas, uma agência pode congregar perfis pessoais diversos, propiciando, por exemplo, a mescla da ousadia dos mais jovens com a vivência dos mais experientes. Mas, qualquer que seja seu perfil, cada integrante dessa equipe precisa querer manter-se em permanente aprendizado, e ser receptivo às novas informações.

Além disso, mesmo precisando hoje "saber um pouco de tudo" - ou talvez até por isso -, esses profissionais devem ampliar sua busca por informações para além dos limites da comunicação, interessando-se também por psicologia, artes, ciências, questões sociais e econômicas. Somente assim ele poderá colocar o abundante arsenal tecnológico hoje disponível a serviços de ideias que motivem e engajem os consumidores.

Ou seja: somente uma agência consegue reunir todo o know how necessário à comunicação multiplataformas. E nem pode ser uma agência qualquer, mas sim uma que empenhe-se não somente em reunir profissionais com as distintas expertises e crie um ambiente estimulante a ponto de fazer cada um deles dar sempre o melhor de si.

Capaz de escolher a estratégia mais adequada à jornada do consumidor, e qualificada para lidar com ela em todas as suas etapas, uma agência multiplataforma certamente é a melhor fonte de conhecimentos para construir uma estratégia realmente eficaz.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto