Logo
Imprimir esta página

Home office na pandemia: a luta contra o vírus e dores na coluna

O home office é a estratégia adotada por grande parte das empresas durante a pandemia de COVID-19. Apesar de parecer uma opção muito mais confortável para os trabalhadores, é preciso que estes se atentem aos cuidados com a postura na hora de montar o escritório pessoal. Evitar futuras dores na coluna também está associado ao contexto de prevenção contra o novo coronavírus.

O dr. Alexandre Fogaça, membro do Departamento Científico de Ortopedia e Traumatologia da Associação Paulista de Medicina (APM) e chefe do Grupo de Coluna do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (IOT/HCFMUSP), começa explicando que, no sofá ou na cama, é quase impossível adaptar um ambiente de trabalho com a ergonomia adequada. “O ideal é providenciar uma mesa e uma cadeira. Pode ser, por exemplo, as que ficam na cozinha”, sugere.

Com ambos os itens a postos, o ortopedista recomenda que a pessoa se sente apoiando bem a coluna no encosto, além de colocar os dois pés no chão, com joelhos e quadris dobrados em um ângulo de 90°. Para não prejudicar a coluna, a tela do computador deve estar na altura dos olhos e o teclado e o mouse na altura dos cotovelos dobrados. Outra dica valiosa é manter um intervalo a cada duas horas, no qual pequenas caminhadas e alongamentos são bem-vindos.

“A pessoa deve atentar-se para a postura em todos os momentos a fim de evitar problemas articulares. Isso vale para a hora do trabalho, mas também para quando está dirigindo, quando está em casa vendo televisão, quando está mexendo no celular, entre outros momentos”, pontua dr. Fogaça.

Ainda segundo o especialista, sentar-se inadequadamente ou negligenciar a postura durante longos períodos de tempo pode causar dores musculares, além predispor hérnia de disco, artrose e discopatia. No caso daqueles que já possuem algum problema de coluna, a atenção é redobrada.

“Para esses pacientes, exercícios com impacto são os menos indicados. No home office, a recomendação é fazer pequenos intervalos para mudar de posição e se alongar durante o dia. A precaução é essencial. No caso de dor constante ou alterações de força e sensibilidade nos membros, é necessário procurar ajuda médica”, explica dr. Fogaça.

Outras dicas do ortopedista são: manter o peso adequado, alimentar-se de forma saudável, manter uma rotina regular de atividades físicas e procurar um médico no caso de qualquer reclamação. Além de prevenir complicações na coluna, essas atitudes ainda fortalecem a imunidade contra o COVID-19, somando forças contra os dois maiores problemas que assombram o brasileiro em tempos de pandemia.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto