58% dos profissionais acreditam que home office continuará após período de isolamento social
- Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por Maria Izabel Guimarães
- SEGS.com.br - Categoria: Seguros
Pesquisa da Fundação Dom Cabral, em parceria com a Talenses, traz análise sobre as mudanças na rotina dos colaboradores e sobre processos de admissão durante a pandemia
Em pesquisa realizada em parceria com a Talenses, consultoria de recrutamento, a Fundação Dom Cabral, 9ª melhor escola de negócios do mundo, de acordo com ranking divulgado pelo jornal britânico Financial Times (edição 2020), destaca as mudanças na rotina dos colaboradores que já podem ser percebidas em virtude da pandemia do novo Coronavírus. Chamada de ''Processos de admissão, onboarding e treinamento no cenário COVID-19", a pesquisa contou com 375 respondentes de setores como serviços, indústria e outros. Entre as questões abordadas, estão como as companhias em que trabalham estão lidando com os novos funcionários e os processos iniciais destes nas empresas.
Entre os respondentes, 72,8% são de São Paulo, 6,13% do Rio de Janeiro e 5,07% de Minas Gerais. O levantamento aponta para o aumento no número de colaboradores trabalhando em home office. Antes do início da pandemia, este número era de 22%, e agora corresponde a 70%. Entre os destaques da pesquisa estão o fato de que 72% dos entrevistados afirmaram que as empresas onde trabalham não encontraram dificuldades em implementar o home office, e que 58% deles dizem acreditar que, após a pandemia, as práticas de home office permanecerão parcialmente na rotina das companhias. Além disso, 105 respondentes apontaram as maiores dificuldades de suas companhias para implementar o trabalho remoto: 64,76% disseram que a falta de infraestrutura para os colaboradores (notebook, telefonia e outros) foi o principal empecilho, enquanto 43,81% afirmaram que questões culturais relacionadas a esse modelo de trabalho eram um obstáculo.
"Existe uma preferência dos colaboradores pela implementação do home office, mas em que grau ele será efetivamente adotado pelas companhias é algo que só saberemos nos próximos meses", comenta Paul Ferreira, Diretor do Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, e um dos responsáveis pela pesquisa.
Entre os demais dados importantes para dar um panorama sobre os reflexos que o "novo normal" vem tendo no dia-a-dia das empresas estão: processos que passaram a ser feitos de maneira remota (apontado por 35,20% dos respondentes) e a suspensão dos processos seletivos após a Covid-19 (34, 67%). Anteriormente, quase metade dos processos onboarding nas empresas eram feitos em etapas presenciais.
"A pesquisa indica que a empresas adotarão mudanças em seus métodos de ingressão na companhia e, claro, nas práticas diárias de trabalho. Isso acontece muito em parte pela rápida adaptação dos colaboradores ao novo momento, o que ajuda nessa transição que deve ocorrer no pós-pandemia", comenta o Professor.
Sobre a Fundação Dom Cabral
A Fundação Dom Cabral é uma escola de negócios brasileira que há mais de 40 anos tem a missão de contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.
Em 2020 a instituição ficou em 9º lugar no ranking de educação executiva do jornal britânico Financial Times. Desta forma, consolidou sua posição como a melhor escola de negócios da América Latina e a mais bem colocada do Brasil.
Somente em 2019 passaram pela FDC mais de 20 mil profissionais entre executivos, empresários e gestores públicos. No campo social, a FDC desenvolve iniciativas de desenvolvimento, capacitação e consolidação de projetos, líderes e organizações sociais, contribuindo para o fortalecimento e o alcance dos resultados pretendidos por essas entidades.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/
<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte... www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. - Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>