Logo
Imprimir esta página

Para sobreviver à pandemia, empresas estão reorganizando equipes e processos

A empresária Daniele Alves, da Eco Automotive Bosch Service, conta como adaptou o formato de gestão do seu negócio e como se reinventar no mundo pós-pandemia

A pandemia de COVID-19 pede isolamento social para evitar a proliferação do contágio da doença em todo mundo, o que provocou o fechamento de indústrias, comércios, etc, e claro, diminuiu a circulação de pessoas dispostas a comprar bens e serviços. Diante da redução de suas receitas, empresários estão revisando seus planos financeiros e de gestão para se adaptarem à nova realidade. Algumas empresas foram rápidas neste quesito para que o negócio não parasse, como é o caso da oficina Eco Automotive Bosch Service, localizada em Lorena, interior de São Paulo. A gestora e empresária Daniele Alves conta que a mudança vem ocorrendo semana a semana, de acordo com o surgimento de novas demandas. Segundo ela, foi preciso manter a calma.

"Quando tudo realmente veio à tona, o processo de reconhecimento da situação foi bem rápido" lembra ela, que agiu em parceria com o sócio, Junior Alves, para articular alterações na equipe, vendo quem poderia entrar em férias ou seguir no regime de home office, organizando assim, evitaria aglomeração. O mais importante é que todos saíram sabendo com o que cada área ficaria responsável. “Depois, definimos as tarefas por setores. A parte técnica ficou encarregada de atender emergências, se necessário, mas seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde. Como já estava nos nossos planos capacitar a equipe com cursos e treinamentos online, adiantamos o processo, proporcionando mais conhecimento ao longo deste período. Já o time de BackOffice, composto pelo marketing, financeiro, RH, administrativo, continuou operando de casa”, explica.

Daniele também passou a avaliar todos os contratos e demandas que tinha para começar as negociações necessárias. “Sabemos que ‘esta fase’ é incerta de tempo, não conseguimos especificar um prazo ou planejar algo, já que estamos lidando com um vírus totalmente novo e ainda sem tratamento ou vacina. Por isso, é necessário estudar as frentes e possibilidades em diferentes cenários”, destaca a empresária ressaltando a importância do planejamento. “Nossa oficina tem plano 1, 2, 3 e se for necessário até 4, 5, 6 e não é de hoje. Por isso que reforço o quanto é admirável você estruturar a sua empresa e colaboradores desde o primeiro dia de vida dela.”

Neste novo contexto, o que chamou a atenção dos empresários foi o rendimento positivo que a equipe de BackOffice está tendo. Eles contam que a produtividade está a mil e, com certeza, esse já é um novo formato de estrutura da empresa. “É necessário pensar fora da caixa. O colaborador que me apresenta resultado é o que mostra que minha gestão vem sendo assertiva. Nós, gestores, não temos que nos prender aos horários, o que vale agora é a entrega, e não o tempo despendido”, diz Danielle.

Especialistas acreditam que as mudanças organizadas em razão da pandemia podem permanecer definitivamente, como o home office. “Se a empresa planejou, construiu um caixa no passado, com certeza ela terá mais possibilidades de se reinventar e continuar no mercado. A partir de agora é 'um dia após o outro', não adianta se desesperar”, destaca a empresária que reforça a importância da tecnologia para esse novo mundo. “Utilizamos muitas plataformas que estão organizando e facilitando processos que antes não fluíam. Por isso, estamos mais do que nunca focados na tecnologia e como podemos evoluir”, conclui.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto