Logo
Imprimir esta página

Projeto Bichos do Pantanal realizará live em suas redes sociais falando sobre “O Turismo de Observação de Onças”

Live debaterá toda a importância da atividade para a região

Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar – patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental – realizará uma live em suas redes sociais acerca do “Turismo de Observação de Onças”. A transmissão acontecerá através do Instagram e do Youtube do Projeto Bichos do Pantanal, no próximo dia 7 de maio (quinta-feira), às 17h, horário de Brasília (16h horário do MT).

A live contará com a presença de Douglas Trent, diretor de pesquisas do Projeto Bichos do Pantanal, que é pioneiro no desenvolvimento desse tipo de turismo, quando trouxe essa ideia para o Brasil há mais de 40 de anos, quando, com seu projeto na região da Transpantaneira, transformou caçadores de onças-pintadas em empreendedores do turismo de observação de vida silvestre. Hoje, pelo menos 50 famílias vivem deste projeto. Também estará presente Eduardo Falcão, proprietário de uma Reserva Ecológica – a Jaguar Ecological Reserve, criada pelo projeto de Douglas Trent com recursos de doações de sua ONG nos EUA, a Focus Conservation Fund, para inserir a família Falcão no turismo sustentável.

O ecoturismo integra o turista ao meio ambiente, proporcionando o contato com a natureza da forma menos impactante possível. É uma oportunidade de conhecer novas culturas e belezas naturais, como a fauna e a flora. Durante a live, Douglas e Eduardo conversarão com os espectadores sobre todos os benefícios ecológicos e sociais que o turismo de observação de onças trouxe para a região pantaneira, comprovando que a conservação e o turismo de observação de onças-pintadas no Pantanal supera em 56 vezes eventuais ataques de onças na pecuária. (Fonte: Pesquisas da UFMT e Universidade de East Anglia)

Segundo Douglas Trent, o projeto ecoturismo ajuda nas mais variadas vertentes. “Esse tipo de turismo ajuda no desenvolvimento econômico sustentável das regiões ligadas diretamente à atividade. Inclusive, na região pantaneira, é fundamental na preservação das onças”, afirma o diretor de pesquisas do Projeto Bichos do Pantanal.

Eduardo Falcão afirma que esse tipo de turismo é essencial para as comunidades locais. “Os guias turísticos pertencem a região pantaneira, das comunidades locais. Há uma troca muito saudável e sustentável entre o pantanal e os pantaneiros, são essas pessoas que também ajudam na conservação da fauna e flora da região”, conta.

Para mais informações sobre as atividades a live “O Turismo de Observação de Onças”, basta seguir as redes sociais do Projeto Bichos do Pantanal:

Facebook: Projeto Bichos do Pantanal / Instituto Sustentar
Instagram: Bichos do Pantanal
YouTube: Bichos do Pantanal
Twitter: Bichos do Pantanal

Projeto Bichos do Pantanal

Com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o Projeto Bichos do Pantanal atua na região do Alto Pantanal (Cáceres e Porto Estrela, MT) desde 2013. O foco é nas áreas de Educação Ambiental, pesquisas que ampliam o conhecimento científico visando a preservação de espécies da fauna pantaneira e a promoção da sustentabilidade local por meio do Turismo Sustentável. O Projeto já mobilizou, em diversas atividades (entre cursos, eventos, capacitações, atividades de mobilização social e Educação Ambiental), mais de 550 mil pessoas entre crianças, jovens e adultos, comunidade escolar, moradores, visitantes e turistas nos municípios de Cáceres e Porto Estrela e Estado do MT. Saiba mais no site.

Instituto Sustentar

O Projeto Bichos do Pantanal é realizado pelo Instituto Sustentar, OSCIP com sede em Belo Horizonte e atuação nacional e internacional. A entidade é dedicada à implementação e execução de projetos que buscam a sustentabilidade econômica, social e ambiental, junto à iniciativa privada, entidades da sociedade civil e setor governamental. O objetivo é promover pesquisas técnico-científicas e boas práticas institucionais e empresariais que permitam o desenvolvimento sustentável de nossa sociedade. Saiba mais no site.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Copyright Clipping ©2002-2026 - SEGS Portal Nacional de Seguros, Saúde, Veículos, Informática, Info, Ti, Educação, Eventos, Agronegócio, Economia, Turismo, Viagens, Vagas, Agro e Entretenimento. - Todos os direitos reservados.- www.SEGS.com.br - IMPORTANTE:: Antes de Usar o Segs, Leia Todos os Termos de Uso.
SEGS é compatível com Browsers Google Chrome, Firefox, Opera, Psafe, Safari, Edge, Internet Explorer 11 - (At: Não use Internet Explorer 10 ou anteriores, além de não ter segurança em seu PC, o SEGS é incompatível)
Por Maior Velocidade e Mais Segurança, ABRA - AQUI E ATUALIZE o seu NAVEGADOR(Browser) é Gratuíto