Como se tornar CEO antes dos 40
Jovens executivos dão dicas sobre como chegar à frente de uma empresa com eficiência
Muita responsabilidade, preparo e dedicação. Esses são algumas das atitudes esperadas de um executivo-chefe - ainda mais em tempos de incertezas como esse em que estamos vivendo. Mas quando pensamos nos CEOs das empresas que conhecemos, o que vem a mente de muita gente são pessoas mais velhas, acima dos 40, com um perfil nada moderno. "Estar à frente de uma empresa nos leva a enfrentar uma rotina repleta de desafios e escolhas difíceis, algo que muitos consideram que alguém mais jovem não está preparado para fazer", diz Diego Siqueira, 36 anos, CEO da TG Core.
Para se ter uma ideia, a média de idade de CEOs no país é de 53,6 anos - é o que mostra um levantamento feito pelo jornal Valor Econômico com 70 empresas que compõem o Ibovespa. "Organização e discernimento na hora de lidar com conflitos dificilmente são atitudes atribuídas aos mais jovens - então é como se estivéssemos quebrando tabus no mercado de trabalho", completa Giovanna Dutra, 36 anos, também da TG Core. Com um time jovem à frente da empresa do setor financeiro, a asset management se destaca ao se manter aberta para inovações e conectada com as novas tecnologias e o mundo atual.
"Ao invés de ficarmos reféns do passado, buscamos nos adaptar à realidade em que estamos vivendo - nessa época de quarentena e isolamento social, por exemplo, adotamos medidas inovadoras, como contratação de funcionários de maneira online e lives para conversar com nossos investidores a fim de mantê-los informados sobre seus fundos", comenta Diego. Além disso, competência emocional e liderança sem autoritarismo são outras características atribuídas aos CEOs mais jovens.
Sem perder de vista a eficiência e os bons resultados, é preciso desenvolver a capacidade de trabalhar com diferentes estilos de colaboradores - incentivá-los e estar lado a lado da equipe, faz a diferença, assim como entender o contexto da empresa e perceber as oportunidades que aparecem durante a sua gestão. "Saber lidar da melhor maneira possível com todo o quadro de funcionários, conhecer bem sua equipe e sair da zona de conforto, estudando não só sobre sua área, mas sobre tudo o que engloba ser responsável por uma empresa, é um grande diferencial para ser um CEO de sucesso", finaliza Giovanna Dutra.
Sobre a TG Core
Gestora de recursos independente com foco no mercado imobiliário há 7 anos. Possui mais de R﹩ 1 bi sob gestão, cerca de 30 mil cotistas e uma carteira de 20 fundos sob gestão. Entre os principais ativos contemplados nesses fundos estão os loteamentos residenciais, condomínios fechados, projetos de incorporações residenciais e comerciais, lajes corporativas, shopping centers, hotéis e galpões logísticos.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>