Três Perguntas para Rosana Figueiredo, delegada da Delegacia de Defraudações de Aracaju
Conforme noticiado na 133ª edição da Newsletter Líder Informa, a Delegacia de Defraudações de Aracaju, em Sergipe, prendeu quatro homens – um deles um policial militar – acusados de fraudar o Seguro DPVAT. A delegada Rosana Figueiredo, titular da especializada, fala, nesta entrevista, sobre o trabalho que desenvolve desde que assumiu o cargo, em 2016. Ela explica como as quadrilhas atuam no Sergipe e destaca a importância das ações proativas de combate às fraudes da Seguradora Líder no trabalho da Polícia Civil.
Nos quatro primeiros meses do ano, as ações proativas da Seguradora Líder já resultaram em 9 sentenças condenatórias, 11 condenados, 28 cancelamentos, suspensões ou cassações de registros em órgãos de classe e 08 prisões no Brasil.
Confira a entrevista:
1) A Delegacia de Defraudações de Aracaju possui algum projeto voltado para Combate às Fraudes do Seguro DPVAT?
Assumi a titularidade da Delegacia de Defraudações em 2016, juntamente com um investigador com quem trabalho há mais de dez anos. Recebemos mais de 200 peticionamentos da Segurança Líder. Diante dessa realidade, traçamos uma estratégia para apuração das fraudes contra o Seguro DPVAT. Concentramos as investigações de todos os casos em uma única pessoa para que pudéssemos desenvolver uma metodologia e ter uma visão ampla de todas as apurações. Cada caso passou a ser investigado individualmente, havendo unificação apenas quando reconhecido um vínculo objetivo entre eles, como os captadores, os “laranjas” como são popularmente conhecidos. Com isso, passamos a conhecer o modus operandi das fraudes e a identificar quadrilhas especializadas nesse tipo de atuação. Com a demonstração da reincidência das condutas atribuídas a essas associações criminosas, passamos a pedir as prisões daqueles considerados articuladores dos golpes. Desde então, tivemos inúmeros procedimentos concluídos com êxito, com vários indiciamentos, mandados de prisão expedidos e cumpridos.
2) Quais as principais características da atuação dos fraudadores identificadas pelas investigações da sua delegacia?
Temos percebido, ao longo desses quatro anos de investigação, que as pessoas em nome de quem são formulados os pedidos fraudulentos não são de fato as responsáveis por dar entrada nos pedidos de indenização. Muitas delas sequer sabiam que os valores ingressados em suas contas tinham origem numa fraude praticada contra o Seguro DPVAT. Essas pessoas apenas repassam seus documentos e dados bancários para os verdadeiros fraudadores, que formulam os requerimentos.
3) Qual a importância da atuação da Seguradora Líder para as investigações e para as operações desenvolvidas por vocês?
A Seguradora Líder, através de seus advogados, têm auxiliado no levantamento de dados, fornecendo, de maneira rápida e precisa, informações essenciais ao sucesso das investigações. A equipe da Seguradora Líder também têm feito um trabalho importante de acompanhamento dos processos na Justiça, reforçando a atuação do Ministério Público e do Judiciário.
Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
<::::::::::::::::::::>